I Festival Paradesportivo da Amenorte é realizado na Unipar Cianorte

Publicado em 25 de Junho de 2024 às 11:57

O evento contou com a participação de mais de 150 alunos de Apaes

A unidade da Universidade Paranaense - Unipar de Cianorte sediou o I Festival paradesporto da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná). O evento ocorreu na última terça (18) e teve participação de mais de 150 alunos de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de cidades de toda a região. O objetivo do evento é fomentar a prática esportiva de pessoas com deficiência para promover a inclusão e a democratização do esporte.

Os Festivais Paradesportivos Regionais demarcam uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná, em colaboração com a Coordenação de Paradesporto e os Escritórios Regionais do Esporte. Na edição realizada em Cianorte, o evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Cianorte e da Unipar unidade de Cianorte.

Durante as atividades foram oferecidas oficinas de diferentes modalidades esportivas adaptadas: atletismo, golf7 e handebol em cadeira de rodas. As oficinas foram conduzidas pelos professores Lyrian Cristina Reina, João da Mata Alves da Silva e Everton Teodoro dos Santos.

Para o professor coordenador do curso de educação física presencial da Unipar de Cianorte, Ademir Faria Pires, o evento é uma forma de democratizar o esporte. "Promover a prática do esporte adaptado se faz importante para que possamos ampliar a inclusão em nossa sociedade, em conjunto com a democratização das diferentes manifestações esportivas”, comenta.

O professor relata que a ação é importante para os alunos de educação física devido a promoção da inclusão. “Essa experiência contribui também para os alunos de educação física na promoção de um senso de inclusão e diversidade nas práticas esportivas, bem como para a ampliação da visão dos campos interventivos da área".

Na véspera do festival (17), foi realizada uma capacitação sobre a modalidade handebol em cadeira de rodas, com o professor Everton Teodoro dos Santos. Participaram professores de educação física das redes municipal e estadual, profissionais de educação física e acadêmicos do curso de educação física da Unipar.

A organização geral do evento esteve sob a tutela do professor Adalberto Carlos Rigobello, chefe do Escritório Regional do Esporte: Regional 06 de Umuarama, Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da Paraná Esporte e com o apoio do professor Ademir Faria do curso de educação física da Unipar de Cianorte.