Imersão cultural: alunos de arquitetura e urbanismo realizam viagem a São Paulo

Publicado em 4 de Setembro de 2024 às 16:28

Participaram acadêmicos de Cascavel e Toledo. Além da CasaCor, tour incluiu museu, teatro, centro histórico, empresas e edifícios

Tradição no curso de arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar), a viagem para São Paulo reuniu acadêmicos das Unidades de Cascavel e de Toledo. O grupo pode participar de eventos de arte, design e arquitetura, que contribuem de forma valiosa para a formação dos alunos.

O roteiro foi organizado pelo egresso, arquiteto José Júnior dos Santos, e pela coordenadora da Unidade de Cascavel, professora Deborah Paciornik. Foram várias visitas em edificações e marcos históricos da capital paulista, além da tradicional mostra de design e decoração CasaCor SP 2024.

A visita técnica se estendeu ao Museu do Ipiranga, Teatro Municipal, Museu de Imagem e Som, e um passeio pelo centro histórico da cidade para conhecer edifícios ícones que contam a história da arquitetura ao longo dos anos, como o edifício Copan, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício Itália, biblioteca Mário de Andrade e a belíssima Catedral da Sé.

A coordenadora enaltece que o objetivo da viagem é fazer com que os alunos vivenciem a arquitetura que eles estudam em sala de aula, e conheçam os diferentes estilos arquitetônicos construídos em épocas distintas. “Essa experiência cria memórias e repertório criativo para que eles possam utilizar em seus projetos futuros”, frisa. Também acompanharam o grupo, os docentes Carolina Corso, Wellington Bescorovaine e Andressa Ruschel - coordenadora da Unidade de Toledo.