Com orientação do professor Eduardo Sandim, estudantes desenvolveram pesquisas e apresentaram, surpreendendo na abrangência dos conteúdos
Como proposta da disciplina ‘Enfermagem no contexto histórico e social’, estudantes do 1° ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Guaíra, desenvolveram um seminário sobre aspectos clínicos dos dados vitais (em 20/08).
Os resultados agradaram o professor Eduardo Sandim, que preparou a turma para o momento dos debates. Os estudantes abordaram conceitos de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e respiratória e também problemas de saúde advindos da alteração desses sinais.
Antes de promover o seminário, os acadêmicos tiveram uma aula introdutória sobre o tema, na qual foi apresentada a temática e oferecido todo o suporte necessário para o estudante desenvolver os conteúdos.
Para o professor, esse foi um momento de oportunizar o desenvolvimento da pesquisa e a autonomia dos discentes. “Essas práticas são essenciais para a construção dos profissionais de enfermagem, formando-os com habilidade e competência”, defende.
Sandim acrescenta que esse modo de apresentação proporcionou mais integração entre os estudantes, transformando o seminário em um “processo de aprendizagem muito participativa”.
A coordenadora do curso, professora Daniele Almeida, elogia a iniciativa, destacando a importância de atividades como essa, que incentiva comunicação, integração e trabalho em equipe. “Essa é uma ferramenta de aprendizagem que reforça técnica e socialmente esses alunos para uma assistência de enfermagem mais qualificada”.
O evento aconteceu de forma remota, por meio da plataforma Google Classroom, utilizando a sala de videoconferência do Meet.