Como sempre, o evento foi realizado na Praça Arthur Thomas, com uma equipe bem entrosada de professores e acadêmicos à frente das atividades
A Universidade Paranaense está comemorando os bons resultados da primeira edição do ‘Unipar na Praça’, realizado no sábado, 7, que contou com o trabalho de cerca de cem universitários em atividades de conscientização, lazer e serviços. O projeto é coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Comunicação e Divulgação da Unipar.
Durante toda a manhã, as barracas dos cursos de graduação da Unipar ficaram preparadas para receber visitantes. Muitas pessoas aproveitaram a chance para fazer exames e conhecer mais sobre diversos assuntos do cotidiano, voltados a promover melhoria da qualidade de vida e cidadania.
Entre o que os cursos desenvolveram estão orientações sobre prevenção de doenças [inclusive as mentais], com os cursos de Psicologia, Odontologia, Medicina e Enfermagem; e sobre alimentação saudável, com o curso de Nutrição. A equipe do curso de Estética e Cosmética fez análise de pele e ensinou aplicar filtro solar, alertando sobre os altos índices do câncer de pele; e Farmácia fez testes de glicemia, citando medidas para a prevenção do diabetes.
Assuntos como poupança e investimentos em bolsa de valores, construção, habitação e máquinas, horta caseira e produtos orgânicos, informática e comunicação foram assuntos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Engenharia Agronômica, Sistemas de Informação e Produção Audiovisual [semipresencial].
As equipes dos cursos de Educação Física e Pedagogia se encarregaram de receber as crianças, que se divertiram muito nos brinquedos infláveis do projeto Espaço de Lazer e na barraca do projeto Pintura de Rosto.
Todo o trabalho foi supervisionado por professores e acompanhado pela chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da Unipar, Terezinha Aguiar, que coordena o projeto. Ela diz que o Unipar na Praça retoma as atividades com mais fôlego, este ano.
“Temos já planejadas várias edições, todas com o intuito de reforçar a interação entre Unipar e comunidade, sempre neste formato de oferecer informações e serviços”, destaca a professora, satisfeita com o sucesso desta que abriu o calendário. “Em três horas de contato com pessoas de todas as idades realizamos mais de mil atendimentos”, comemora.
Ela também agradece o apoio dos acadêmicos, professores e coordenadores dos cursos e das equipes do Prove (Programa de Valorização da Educação) e da Direção Geral do Câmpus. A Unipar investe no projeto há mais de dez anos.