Informática para jovens: Unipar e Fundação Consciência e Trabalho fazem parceria

Publicado em 29 de Agosto de 2019 às 16:00

Projeto foi ministrado pelo curso de Sistemas de Informação, contemplando jovens de 13 a 18 anos, moradores da região norte de Cascavel

Encerrado na última semana, o curso de informática básica, realizado pelo curso de Sistemas de Informação da Universidade Paranaense – Unipar e pela Fundação Consciência e Trabalho, capacitou mais de vinte adolescentes da região norte de Cascavel, gratuitamente.

Os instrutores do curso foram os formandos da Unipar: Alex Senn,

Andrei Padilha, Andrey Lara, Arthur Souza, Izael Portela, Matheus Gomes, Marcelo Ribeiro, Rafael Tapia, Renato Simão, Vagner Ferraz,

Vitor Nishida, Claudinei Rocha, Leandro Banaszeski e Marina Angélica dos Santos. Refletindo sobre a experiência, a acadêmica observa que a oportunidade trouxe maior segurança, tanto para a atuação profissional quanto para a vida pessoal. “Compartilhando conhecimento você vê o quanto você sabe e abre espaço ao empoderamento. Sempre tive perfil de liderança, mas nem sempre enxerguei isso”, disse.

Para a estudante, outro ponto positivo é a visão social que se cria. “É preciso sair da bolha. Estamos tão acostumados com o âmbito tecnológico, o consideramos tão simples, que não temos noção de quanta gente não tem acesso. Algo simples para nós, como um arquivo na nuvem, para eles é transformador. Ver o brilho no olhar, ver que há interesse de aprender e poder fazer essa ligação com quem quer ensinar é muito construtivo”, afirma.

O coordenador do curso, professor Angelo Sucolotti, que coordenará em 2020 o curso de TADS (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), reforça que, atualmente, as tecnologias estão cada vez mais inseridas em nosso cotidiano, seja pessoal ou profissional: “É impossível pensar em um mundo sem tecnologia, pois ela já faz parte de nossas vidas”.

O público foi indicado pelo Nafa (Núcleo Assistencial Francisco de Assis) e reuniu meninos e meninas de 13 a 18 anos. Estudante do 9º ano, Eloana Ciscon concluiu o curso com aproveitamento, e elogia a equipe: “O pessoal é dedicado e atencioso, aprendi coisas novas, como criar planilhas, que vou levar para a vida toda e vai ser importante para o meu futuro; esse curso é um grande passo para o mercado de trabalho”.

Presente na cerimônia de certificação, o diretor da Unipar, professor Gelson Uecker, também diretor de cursos da Fundação, destacou que o objetivo é possibilitar aos jovens o aprendizado e, por meio do conhecimento, ocupar lugar de destaque no mercado de trabalho. O diretor parabenizou os instrutores do curso, que atuaram como colaboradores do projeto sem fins lucrativos. “Tenho orgulho dos alunos e profissionais que tenho aqui, pois são diferenciados”, ressaltou.

 

Responsabilidade Social

Voltada à qualificação de jovens e pessoas que estão fora do mercado de trabalho, a Fundação Consciência e Trabalho está sempre contribuindo com a oferta de cursos profissionalizantes que atendam a demanda das comunidades. O presidente da entidade, Luiz Carlos Eckstein, destaca que são mais de 25 anos de trabalho, tendo formado 8 mil pessoas. “Esses cursos são necessários em função da carência que o mercado apresenta, e temos esse compromisso social. A Unipar foi fundamental nesse processo”, avalia.

Além da área de informática, outros cursos são ofertados ao longo do ano, na área da saúde, manicure, estofador, eletricista, manipulação de alimentos, alfabetização de adultos, entre outros. “Temos um leque de cursos e buscamos atender a demanda localizada. Agora, a possibilidade é fazer esse curso de informática em um nível mais avançado”, sinalizou o presidente.