Isolamento social não compromete o calendário; Instituição tem cerca de 200 projetos de pesquisa científica em andamento
Mesmo com as aulas presenciais de graduação e pós-graduação suspensas por tempo indeterminado, devido à pandemia causada pela covid-19, a Diretoria de Gestão da Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Paranaense segue seu calendário da iniciação científica.
Os seis programas estão com atividades em funcionamento regular: Programa de Iniciação Científica (PIC); Programa de Iniciação Científica da Educação a Distância (PIC-EAD); Programa de Iniciação Científica da Pós-Graduação (PIC-PG); Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC); Programa Externo de Bolsa de Iniciação Científica (PEBIC) CNPq e Fundação Araucária; e Programa Externo de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PEBIC-EM). Juntos, reúnem mais de 500 acadêmicos, todos os anos.
Na quinta passada, 28, o setor divulgou os nomes dos selecionados para o PIC/2020: são 481 acadêmicos, que poderão atuar em projetos de pesquisa científica da Unipar, com o acompanhamento de professores orientadores de alto nível. O PIBIC também já tem os selecionados: 120 acadêmicos. Para o PEBIC, os editais abrirão na semana que vem.
O PIC da Unipar recebe alunos do ensino a distância e da pós-graduação, além dos da graduação. “Este é um diferencial da Unipar”, destaca a diretora, professora Evellyn Wietzikoski. “Nossos alunos EAD e de pós também têm a chance de participar das práticas que envolvem este nobre ofício da pesquisa”, complementa.
Ela informa que discentes e docentes estão realizando as atividades em encontros remotos, utilizando ferramentas de comunicação virtuais: “Revisão bibliográfica, compilação de dados, redação de relatórios, relatos de experiência, resenhas, artigos... tudo isso é possível fazer de casa, já que pode contar com o assessoramento pontual do professor”.
Considerando que processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento se dão pelo fortalecimento da leitura e da escrita, a diretora conta que está orientando os pesquisadores da Unipar a incentivarem os alunos a ler. “Ler muito!”, exclama, “para ampliar o leque de conhecimentos sobre o assunto pesquisado e, depois, poder sistematizá-los com competência e responsabilidade”.