Três ferramentas foram adquiridas e estão sendo usadas pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis
Cursos que integram o Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Paranaense – Unipar, como por exemplo, Administração e Ciências Contábeis, agora podem contar com ferramentas de inovação para as aulas.
A ferramenta Simulare é um jogo empresarial que pode ser aplicado para fins educacionais ou corporativos. Tudo acontece on-line, com uma metodologia de aprendizado diferente, que permite aos participantes a integração dos seus conhecimentos de gestão em um ambiente virtual que simula a realidade empresarial. “A ferramenta amplia as nossas possibilidades, pois conseguimos aplicar o conteúdo teórico de forma prática”, explicou o professor do curso de Ciências Contábeis, José Luiz Borsatto, acrescentando que o corpo docente foi capacitado para utilizar a plataforma.
Outra ferramenta adquirida pela Unipar foi o WebSimulador Bernard, voltado à capacitação gerencial, seu uso também representa qualidade e inovação no processo de aprendizagem. Para o curso de Administração, a professora Thalita Gonçalves vai trabalhar neste segundo semestre a linha do setor industrial. “Com esse simulador será possível reproduzir condições de operação das principais áreas funcionais de uma indústria, como gestão da produção, custos, administração financeira, vendas e recursos humanos, isso é valioso para o ensino”, expôs.
A Unipar ainda oferece uma terceira ferramenta, por meio de um convênio com a Domínio Sistemas, com o software Dominos. Se trata e um sistema que disponibiliza vários módulos como, por exemplo, o módulo folha, módulo fiscal e o módulo contábil. “Isso permite que o aluno entenda como funciona, de maneira prática, a parte contábil de uma empresa fictícia”, descreveu o professor Alessandro Ferreira, do curso de Ciências Contábeis.
Segundo o coordenador do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, professor Clóvis Uliana, esse investimento da Unipar demonstra a preocupação em oferecer complementos significativos aos alunos, uma vez que ter este tipo de ferramenta na Instituição eleva a qualidade dos cursos.