Inscrições para Mestrado em Direito Processual e Cidadania da Unipar seguem abertas

Publicado em 6 de Fevereiro de 2025 às 07:44

Programa oferece 24 vagas para ingresso em 2025 com foco em inovação e proteção dos direitos humanos

A Universidade Paranaense (Unipar) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado em Direito Processual e Cidadania. O prazo para inscrição segue até o dia 14 de fevereiro, oferecendo 24 vagas para alunos regulares interessados em ingressar no curso de mestrado em 2025. As aulas serão realizadas no Campus Sede, em Umuarama, às sextas-feiras, no período da tarde e noite, e aos sábados pela manhã.

Para participar do processo seletivo, é necessário preencher a ficha de inscrição online, disponível no site oficial da Unipar, efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 e enviar a documentação exigida para o e-mail mtddireito@unipar.br. Entre os documentos necessários estão a ficha de inscrição preenchida, o link do Currículo Lattes, um breve resumo da formação acadêmica, a proposta provisória de pesquisa, além da indicação da linha de pesquisa de interesse.

Os candidatos que sejam ex-alunos da Unipar têm direito a 25% de desconto nas mensalidades, enquanto egressos de outras instituições recebem 15%.

Coordenado pelo professor Celso Hiroshi Iocohama, o programa destaca-se como um dos poucos no Brasil com área de concentração em Processo Civil, priorizando a inovação e a proteção dos direitos humanos. De acordo com o coordenador, “o curso atende uma demanda regional estratégica, abrangendo as regiões Oeste e Noroeste do Paraná, bem como o Sul de Mato Grosso do Sul, oferecendo infraestrutura de excelência e um corpo docente renomado”.

O PPG possui duas linhas de pesquisa, com 12 vagas cada: "O Processo como Instrumento de Proteção da Cidadania e dos Direitos Humanos/Fundamentais" e "Instrumentos Jurisdicionais, Não Jurisdicionais e as Boas Práticas de Resolução de Conflitos e de Proteção de Direitos". O objetivo é capacitar operadores jurídicos em diversas áreas públicas e privadas, com foco na qualificação profissional e na promoção de boas práticas de resolução de conflitos.

O Mestrado possui nota 4 no CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Além disso, o curso conta com parcerias estratégicas, como o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Portugal, e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que proporcionam intercâmbio acadêmico e experiências práticas na área jurídica.

Os estudantes também podem contar com bolsas de estudo oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que contribui para a viabilização dos estudos e pesquisas.

Mais informações sobre o processo seletivo, documentos necessários e cronograma estão disponíveis no edital publicado no site da Unipar, pelo telefone (44) 3621-2885, ramal 1285 ou e-mail mtddireito@unipar.br.