Em oficinas promovidas pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas eles refletiram e aplicaram conceitos básicos de lógica
Atividades dinâmicas permitiram que os acadêmicos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, pudessem testar seus conhecimentos. Alunos do 1º ano participaram da oficina ‘Introdução ao pensamento computacional, algoritmo, lógica de programação e suas aplicações na robótica’, enquanto que os dos 2º e 3º anos trataram temas voltados à robótica com kits estruturais (em 25 e 26/02).
O coordenador do curso, professor Fernando Rigo Botelho, informa que as oficinas foram promovidas com a parceria da Rede Conectando Saberes. “Esse tipo de atividade leva o estudante a ampliar os conhecimentos e a refletir sobre o que sabe, o que aprendeu a respeito de informática, instigando sua criatividade”.
Segundo ele, muitos estudantes iniciam o curso sem o conhecimento básico de lógica. Por isso, as ferramentas usadas nas oficinas permitem que possam praticar esses conceitos.
“Aprimorar essas habilidades é essencial para quem atua na área de computação”, relata o professor da Rede Conectando Saberes, Jocemar do Nascimento. Ele diz também que durante as oficinas os acadêmicos tiveram a possibilidade de trazer para o mundo físico os conceitos que eles aprendem normalmente apenas no mundo virtual.
“As atividades de robótica, para os alunos da computação, é uma forma de apresentar novas possibilidades para sua profissão, normalmente associada apenas ao desenvolvimento de softwares”, pontua Nascimento ao, salientar a importância em trabalhar os conceitos básicos com os estudantes.