Evento reuniu mais de cem trabalhos, de estudantes dos cursos de Nutrição, Estética e Cosmética, Educação Física e Farmácia
Com participação expressiva, o Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Universidade Paranaense – Unipar realizou a 1ª Mostra Científica da Área da Saúde, na Unidade de Umuarama (em 03/10). Os cursos de Nutrição, Estética e Cosmética, Educação Física e Farmácia protagonizaram esse evento, apresentando 106 trabalhos.
O evento teve como objetivo mostrar os trabalhos da iniciação científica dos estudantes, que são incentivados, durante o ano todo, a participar de projetos da pesquisa institucional da Unipar, com orientação de professores.
A exposição dos banners lotou o corredor principal do Câmpus III, da Unipar; todos os trabalhos abordaram temas de relevância, voltados para o aprendizado de técnicas e métodos científicos, além da difusão do conhecimento estudado.
A diretora do Instituto, professora Irinéia Baretta, elogia o engajamento dos acadêmicos, “do qual resultou em excelentes trabalhos”. Segundo ela, “os alunos adquiriram conhecimento, agregaram valores pessoais e profissionais e ficaram mais motivados para o exercício futuro da profissão”.
Ela explica que o propósito foi promover “uma integração positiva entre os participantes” e estimular a troca de experiências: “Isso aconteceu e foi bonito de ver! Estudantes, professores e profissionais fizeram bom proveito desse encontro de divulgação do saber”.
Para a coordenadora do curso de Farmácia, professora Samantha Swietzikoski, “essa integração contribui muito na formação dos estudantes, mas só foi possível porque a Unipar investe em programas de pesquisa importantes e desafiadores”.
A coordenadora de Educação Física, professora Silvia Sucupira, concorda e acrescenta: “Mais que troca de conhecimento, a Mostra comprova nosso esforço pela aprendizagem efetiva, mostrando o comprometimento de todo o corpo docente e discente”.
Oportunidade maior de aprendizado foi o que viu a estudante de Nutrição Kamila Medeiro, ao participar da Mostra: “É muito gratificante, pois além de aprendermos mais com nossos colegas de curso, estamos contribuindo com a ciência, levando informações às pessoas”.