Internacional: Egressa de Direito é aprovada para especialização na Inglaterra

Publicado em 16 de Setembro de 2021 às 08:00

Pós-graduação é na Universidade de Oxford; anteriormente ex-aluna cursou mestrado na Bélgica

Thais Gadotti está trilhando sua carreira internacionalmente. Formada em Direito pela Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, em 2008, a egressa já está na Inglaterra, onde acaba de ingressar para a pós-graduação em Direito de Propriedade Intelectual, na Universidade de Oxford.

Mas as conquistas de Thais são plurais, já que antes ainda (2016), fora aprovada para o mestrado em Direito Internacional e Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. “A graduação na Unipar também foi um dos pilares para a construção da minha carreira, para as minhas aprovações e conquistas acadêmicas e profissionais”, destacou.

De acordo com ela, o curso de Direito possibilitou estágios em organizações públicas e ofereceu a bagagem necessária para espaços que ela ocupou no mercado de trabalho. “Tenho memórias muito significativas dos meus professores, da estrutura da universidade, dos meus colegas – com os quais tenho contato até hoje -, e de todos os eventos e atividades desenvolvidas na academia”, relembrou.

Thais conta que recebeu suporte do corpo docente da Unipar, como por exemplo do professor Fábio Caldas, que se empenhou em providenciar as cartas de recomendação para a pós-graduação em Oxford e para o mestrado em Bruxelas. Além do professor Celso Yocohama, fundamental neste processo.

A especialização na Inglaterra tem duração de um ano e os objetivos de Thais estão firmados. “Com esse curso, quero comparar os aspectos da nossa legislação sobre propriedade intelectual, patentes de invenção, marcas, direitos autorais, transferência de tecnologia, proteção de dados, concorrência desleal, entre outros, com o cenário da lei comum inglesa, com as regras da União Europeia, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual”, expôs.

Essa é a área de atuação da egressa no Direito, e que inclusive, pretende continuar advogando e atendendo demandas de empresas nacionais e estrangeiras. “Também desejo contribuir com o tema em um ambiente acadêmico, já que ainda é uma matéria incipiente nos cursos de graduação em Direito no Brasil, porém, de extrema relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país”, concluiu.

Para o coordenador do curso, professor Valdecir Pagani, é uma alegria ver o sucesso dos acadêmicos, colhendo frutos dos seus esforços e perseverança. “É uma satisfação saber que também fazemos parte da história da Thais, que somos um pouco responsáveis pelas suas conquistas. Mas o mérito é todo dela, pois nós só plantamos uma semente em um ‘terreno’ especialmente fértil”, comemorou Pagani.