JETI reúne acadêmicos dos cursos das Engenharias e de Tecnologia da Informação

Publicado em 6 de Setembro de 2019 às 16:00

Programação do evento contou com palestras, oficinas e gincana

O debate de temas ligados a tecnologias exponenciais marcou a 5ª JETI (Jornada das Engenharias e Tecnologia da Informação), da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, que reuniu cerca de 300 participantes. Esquetes encenados pelo Pitoresco Grupo de Teatro Unipar deram um tom descontraído à abertura.

Durante toda a semana acadêmicos das Engenharias Agronômica, Civil, Mecânica, Ambiental, da Computação, de Software, Elétrica, Mecatrônica e Química e de Sistemas de Informação, das modalidades presencial e semipresencial, se uniram em uma série de atividades extraclasse.

Às turmas foram oferecidas palestras e oficinas e a tão aguardada gincana, promovendo uma grande troca de conhecimento e de experiências importantes.

As palestras abordaram temas emergentes: ‘O Mundo das startups’, com o coordenador multicampi do Ciunem (Centro de Incentivo à União Escola/Empresa), professor Bruno Oliveira; ‘Lentes Invisíveis: como enxergar tendências e se preparar para o futuro’, com o professor Paulo Tomazinho; e ‘Expectativas do mercado de trabalho para com o engenheiro’, com o professor Cleber Antônio.

Já os representantes da Startup CRIA, Diego Locatelli Tadeu e Diogo Veluza Barros, trabalharam com os alunos um estudo de caso. E o diretor técnico da Orbital Aceleradora Startups, Richard Ropelato Rizzo, falou sobre transformação digital e o engenheiro André Munaro, sobre segurança no trabalho.

A gincana dividiu os alunos em equipes Laranja, Prata, Azul, Preta e Cinza, contando com integrantes de todos os cursos. Foram realizadas diversas provas, como as do carrinho elétrico e do robô sumô, ponte de macarrão, guindaste de palitos e lançamento de foguete.

As equipes também se confrontaram em concurso de fantasia e prova cultural e nos desafios Bolsa de valores, Horta sustentável, Simulador de erosão, Perfil do solo, Desafio de taludes, Concreto colorido, Concrebol, Usinagem, Hackaton, Invasão da rede Wi-Fi, Cabeamento de rede, entre outras.

Todas promoveram reforço e ampliação de conhecimento, além da diversão e interação das turmas. Com o objetivo de divertir, a JETI também teve provas do Chute a Gol, do Berrante, Bola ao Copo, Cabo de Guerra, Prova do Laço e Queimada.

O coordenador de Engenharia Mecânica, professor Patrik Lopes, afirma que os objetivos da Jornada foram alcançados e comemora a expressiva participação dos alunos: “Foi incrível ver a integração dos acadêmicos, em cada atividade realizada; é gratificante poder realizar um evento diferenciado, apresentando temas atuais do mercado de trabalho e colocá-los para refletir e praticar os conhecimentos adquiridos em aula”.

O acadêmico Ettory Borges, de Engenharia Mecânica, relata que a Jornada sempre o ajuda a crescer como acadêmico: “Participo todos os anos e a inovação é o que sempre motiva. É uma oportunidade única de nos reunir com outros cursos e para essa troca valiosa de saberes”.

 

Vencedores

A equipe Laranja levou o 1º lugar, conquistando 536 pontos, seguida pela equipe Prata, com 474 pontos. Em 3º vem a equipe Azul, com 418 pontos; em 4º, a equipe Preta, com 292 pontos; e em 5º Lugar a equipe Cinza, com 286 pontos.