Jofau: Jornada do curso de Farmácia aborda temas em evidência na área

Publicado em 17 de Outubro de 2019 às 16:00

Evento aproximou acadêmico de diversas áreas farmacêuticas, promovendo conhecimento, integração entre as turmas e contato com profissionais gabaritados

O curso de Farmácia da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, realizou a 25ª edição da sua Jornada Farmacêutica (Jofau), evento tradicional que integrou acadêmicos, professores, ex-alunos e profissionais da área. Paralelamente também foi promovido o 22º Fórum de Egressos e o 17ª Seminário Pedagógico (entre 23 e 27/9).

“Essa Jornada tem o intuito de mostrar ao aluno que o conhecimento é muito vasto e que ele pode ser aplicado em diferentes profissões e em diferentes áreas de atuações”, disse a coordenadora do curso, professora Samantha Swietzikoski, ressaltando que o evento foi pautado por minicursos, palestras e conferências sobre assuntos que estão em evidência na área.

Os palestrantes convidados foram professores da Unipar e de outras instituições de ensino. A semana foi aberta com o Fórum de Egressos, que contou com a participação dos ex-alunos Rogério Bova, Mônica Sousa Lima e Herika Linde. O trio compartilhou com as turmas suas experiências acadêmicas e profissionais. “Poder mostrar a importância do farmacêutico na indústria é essencial para a formação os futuros profissionais”, disse a farmacêutica Mônica, afirmando que ficou feliz com o convite da coordenação do curso.

Nas palestras e minicursos foram abordados os temas: ‘Fármacos como contaminantes emergentes: um desafio para a biotecnologia’, com a mestranda da Unipar, Adma Soraia Kassem; ’A Revolta das Vacinas no Século 21’, com o professor Leonardo Velasquez; ‘Urgência e Emergência’, com o professor Reinaldo Yoshi; e ‘Aplicação de Injetáveis’, com as professoras Sâmia Bisoli e Nayana Marconi.

A professora Sâmia explicou um pouco sobre o minicurso prático que ministrou. “No curso básico de injetáveis, o estudante tem a oportunidade de aprender uma técnica que envolve treino, pois para cada tipo de substância de principio ativo existe uma forma de aplicação e um veículo para ser diluído o medicamento, o que inclui as diferenças de tempo de absorção das vias”.

Na avaliação da coordenadora do curso de Farmácia da Unipar, a Jofau mais uma vez alcançou seus objetivos. “Procuramos abordar conteúdos que não são citados na matriz curricular, visando complementar o conhecimento adquirido em sala de aula”, destacou a professora Samantha.