Palestras e oficinas, Fórum de Egressos, Fórum Pedagógico e concurso de culinária fizeram parte da programação
Com o intuito de enriquecer o aprendizado dos acadêmicos, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu a 5ª Jornada de Nutrição (Jonutri), reunindo acadêmicos, professores, egressos e profissionais da área. Junto, realizou o 5º Fórum de Egressos e o 6º Fórum Pedagógico (de 23 a 27/9).
A Jonutri foi aberta com a palestra ‘Ser nutricionista: desafios da contemporaneidade’, ministrada pela psicóloga Daiany Lara Massias Lopes Sgrinholi. Outro assunto abordado foi ‘Atuação do nutricionista em unidades de alimentação e nutrição no cenário de um grande contrato’, discutido pela especialista Fabiana Rodrigues Zechin.
Durante sua fala, ela lembrou seu tempo de graduação: “A Unipar foi o meu primeiro passo para entender e me apaixonar pela nutrição e agora essa experiência de participar da Jonutri como palestrante me emociona, pois pude dividir com os acadêmicos conhecimentos que adquiri durante a faculdade e nesse tempo de atuação”.
Também entraram na pauta as palestras ‘Terapia Nutricional domiciliar no Sistema Único de Saúde’, por Suzane Viana do Nascimento; ‘O papel do nutricionista na gestão de alto risco’, por Jaqueline Libório Martins Piai; ‘Nutrição esportiva: uma visão contemporânea”, por Alline Aparecida Freitas Silvestre; e ‘Alimentos funcionais e fototerápicos para o emagrecimento’, por Fabiana Aparecida Ignês de Souza.
E em oficina, a Jonutri focou ‘Aproveitamento integral dos alimentos: nada se perde, tudo se cozinha’, com Taís Campos da Silva André Rodrigues. ‘Vida profissional e área de atuação’ foi o tema do Fórum de Egressos, que reuniu ex-alunas do curso de Nutrição da Unipar: Fabiana Cristina Tonon Laiano, Hellen Pita Gobbo Pellacari e Paula Montanhini Faveta.
“Recebemos excelentes profissionais, que abordaram sobre as áreas de atuação do nutricionista, ressaltando sua importância para a população; assim, percebemos o quanto foram prestigiados, diante de todo interesse demonstrado pelos acadêmicos”, ressalta a coordenadora do curso, Ana Paula Hulsmeyer, satisfeita com os resultados.
Maratona de Nutrição
Uma ‘Maratona’, que se destacou na programação, foi organizada em três etapas, envolvendo desafios de conhecimentos [como quizz sobre assuntos ligados a profissão] e habilidades em preparar cardápio. No laboratório dietético, as equipes receberam uma ‘caixa misteriosa’; com os ingredientes que estavam dentro tiveram que criar um prato. Também fez parte da Maratona arrecadação de alimentos para doar a entidades. As atividades foram coordenadas pelo professor Gilberto Alves.