Futuros universitários conheceram toda a estrutura laboratorial da graduação e participaram de atividade voltada à tecnologia do concreto
O curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, recebeu alunos do curso técnico em Edificações, do Colégio Estadual Mário de Andrade. O objetivo foi apresentar aos futuros universitários o projeto de extensão Laboratório Aberto.
Além de conhecerem toda a estrutura laboratorial da graduação, os visitantes participaram de atividade voltada à tecnologia do concreto. Eles também puderam esclarecer dúvidas em torno do tema, levando em consideração às normatizações vigentes que regem as especificações, produção e controle de concretos utilizados em obras.
O coordenador do projeto, professor Cledison Valdameri, fez uma demonstração do rompimento de um concreto de alto desempenho. Utilizando um pós-reativo, chamado de metacaulinita, o material é fruto de uma pesquisa desenvolvida pelo professor. “Esse produto melhora as propriedades do concreto, reduzindo o consumo de cimento”, explica o professor, ressaltando que a pesquisa de pós-reativos apresentou resultados muito satisfatórios.
“Conseguimos ativar um precursor regional e hoje ele é fonte de novas pesquisas. Ainda estamos realizando avaliações, mas tudo indica que o material desenvolvido será igual ou superior aos comerciais, pois esse tipo de produto não é produzido regionalmente; isso abre novas possibilidades”.
Segundo ele, o Laboratório Aberto é um projeto que dá oportunidade de alunos conhecerem mais a fundo a profissão e entenderem como a engenharia atua de forma geral para o desenvolvimento de setores.
Os colégios interessados em conhecer o projeto podem entrar em contato com o Prove, no telefone (46) 3520-2800, ou pelo e-mail: cledison@prof.unipar.br.