Realizado pelos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, ação social fez melhorias em espaços da entidade
O Centro Beneficente de Educação Infantil Lions Ledi Maas foi a entidade beneficiada pelo projeto Lar Solidário, desenvolvido pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo. Realizada no final do ano passado, a entrega da obra foi marcada com festividade, pois irá melhorar os atendimentos da unidade e promover mais seguranças às crianças.
“Nesta 3ª edição optamos por ampliar o projeto, por isso escolhemos a creche. Nas outras vezes foram encolhidas famílias para que suas casas fossem reformadas, mas ao atender uma entidade foi possível beneficiar um maior número de pessoas”, declara a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Raquel Gabriel.
Os trabalhos iniciaram no mês de junho de 2018. Segundo a professora, o projeto permitiu que ocorresse a aproximação entre os estudantes dos dois cursos, fazendo com que eles colocassem em prática os conhecimentos vistos em sala de aula. “Eles atuaram em todas as vertentes da proposta, desde a captação de recursos, doações, elaboração dos projetos de cada espaço, até ‘colocarem a mão na massa”.
Melhorias
Conforme o presidente do Centro de Educação, Adenir Bortolotto, sem a intervenção do projeto não seria possível realizar em curto prazo todas as reformas previstas. “Nossa estrutura é antiga, pois são mais de 36 anos de fundação. Com as obras de melhorias, o espaço atende as exigências da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Assim será possível dar mais seguranças às 80 crianças atendidas em tempo integral e 40 no contraturno”, afirma.
Durante o período de trabalho foi possível adequar uma rampa que estava irregular, promover a interação de espaços entre salas, ampliar de refeitório, reformar o parque infantil, pintar vários ambientes (salas temáticas). Os alunos também consertaram um mobiliário novo que estava com defeito, instalaram novas janelas, aumentaram o muro, além de fazer outras melhorias.
Desafios
Na avaliação do acadêmico do 3º ano de Engenharia Civil, Gilberto Balestra de Mello, foi gratificante participar do projeto. “Regularizar locais e condições de acessibilidade foram alguns dos desafios que enfrentamos. O espaço também tinha passado por várias ampliações que foram ocorrendo no decorrer dos últimos anos e isso fez com que alguns ambientes estivessem irregulares. Ao final, a sensação de ver a obra pronta foi incrível. E mesmo diante dos obstáculos foi possível manter a proposta do projeto e entregar um espaço mais adequado para as crianças”.