Sábado foi o grande Dia; montante arrecadado nos restaurantes de Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa será revertido à Uopeccan
Apoiadora da causa, a Universidade Paranaense – Unipar contribui há anos com a campanha McDia Feliz, uma parceria do Hospital do Câncer de Cascavel e Instituto Ronald McDonald. No último sábado, 24, toda a rede brasileira de restaurantes McDonald’s trabalhou em prol da campanha. Os sanduíches Big Mac vendidos em Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa serão revertidos para Uoppecan. O montante ainda está sendo calculado.
A Universidade participou da ação, via Prove (Programa de Valorização da Educação), alegrando a criançada com pintura facial, promovida pelo curso de Estética e Cosmética. A Unipar contribuiu, ainda, comprando Big Mac e proporcionando um momento de reflexão e de confraternização para seus funcionários. O diretor da Unidade, professor Gelson Uecker, frisou que McDia não é só comer um lanche, é uma contribuição com a Uopeccan, é entender a vida das pessoas que passam por um câncer.
Assim, na oportunidade, a ex-paciente Jhulya Milioransa, compartilhou seu sentimento sobre tudo que viveu no hospital e tudo que o câncer lhe ensinou. “Passei da menina saudável para quem não tinha disposição para nada. Dois dias antes de completar 15 anos fui diagnosticada com leucemia linfoide aguda, um momento que jamais vou esquecer. Durante o tratamento, nunca passei mais de três dias em casa, sempre tinha que voltar para o hospital”.
Indicada para transplante de medula óssea, Jhulya recebeu o transplante da irmã mais nova. Após a cirurgia, ficou trinta dias sem água e nada de comida, foram dois meses no hospital e três meses na Casa de Apoio, no quarto isolado para transplantados, tomando 38 comprimidos por dia.
“Sabia que não seria fácil, porém, nunca imaginei tanto sofrimento. Com os olhos fechados, falava com Jesus. Avalio que nem sempre estamos onde gostaríamos de estar, mas chegaremos lá; estamos exatamente aonde deveríamos estar, e toda experiência é sagrada, pois eu não seria nada do que sou hoje se não tivesse passado o que passeia na Uopeccan”, revelou.
A jovem complementou: “Perder o cabelo é o menos importante, perdi muitas outras coisas, mas estou extremamente grata e sei que muitos dariam tudo para ter um dia cheio e cansativo ao invés de estar em um hospital. A gente não sabe o que o outro passa, por isso, seja anjo na vida de alguém, seja por meio de doação, de um abraço, serviço voluntário no hospital, ou mesmo de um sorriso”, pediu.
Além da compra do lanche, a comunidade também contribuiu adquirindo produtos promocionais, como camisetas, mousepad, caneca, copo, necessaire e popsocket da campanha.
UOPECCAN E ARRECADAÇÕES
Referência no tratamento de câncer, hoje são 302 crianças de toda a região Oeste, Noroeste e Sudoeste do Estado do Paraná em tratamento na Uopeccan. Nesta edição, a instituição espera arrecadar mais de R$300 mil, para investir na capacitação de profissionais da saúde de toda a região. A ideia é favorecer o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura e, ainda, investir em exames de diagnóstico avançado, que irão contribuir para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Já no ano passado, visando um tratamento mais completo e humanizado, o montante arrecadado foi investido em melhorias no complexo - ala de internação, brinquedoteca e UTI Pediátrica, contemplando também a compra de equipamentos e medicamentos.