Além das atividades complementares, as ligas ampliam horizontes para os futuros médicos; na Unipar são 27
A primeira liga acadêmica oficial, junto à Universidade Paranaense, foi a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral de Medicina, criada pelos estudantes, em maio de 2019. Atualmente, já são 27 ligas constituídas.
Em outubro de 2020, fruto de um momento de bate-papo descontraído entre amigos, surgiu a ideia da criação da Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia Vascular. Nesta união de forças entre os colegas das turmas de Medicina, o professor da área, Dr. Adalberto Giovanini Neto, foi convidado para ser o preceptor e representar a liga. “Desse modo, unindo pesquisas, análises de atividades de outras ligas acadêmicas de nossa região, somado a uma grande dose de dedicação e criatividade, decidimos fundar oficialmente a Liga”, contou o acadêmico do 3º ano, Gabriel Henrique Bellato Palin, que preside a entidade.
Ainda segundo Gabriel, a Liga de Vascular envolve conhecimentos básicos ligados às mais diversas áreas da Medicina, que são necessários para que o aluno estude e entenda os conceitos das patologias que envolvem a área vascular. “Dessa maneira, aliado ao fato de nos formarmos como médicos generalistas depois de seis anos de curso, achamos que esse projeto se tornaria um divisor de águas em nossa formação, uma vez que temos a oportunidade de unir várias áreas em uma única” ressaltou.
As ligas têm esse papel, de englobar com dinamismo a prática e a teoria, fornecendo embasamentos importantes para os futuros médicos. “Nesses nove meses de atividades da Liga, nos deparamos com inúmeras circunstâncias que nos fizeram crescer como futuros profissionais e principalmente, como seres humanos. As experiências são muito válidas”, finalizou Gabriel.