No Concurso de Trabalhos Raros e Queridos do V Fórum de Doenças Raras do CFM, entre os 10 selecionados na categoria Estudante, dois são da Unipar
Mais um destaque que demonstra o nível de excelência do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama. Trata-se da aprovação de trabalhos na classificação final dos vencedores da categoria Estudante, no Concurso de Trabalhos Raros e Queridos do V Fórum de Doenças Raras do Conselho Federal de Medicina (CFM). O concurso reúne trabalhos acerca de doenças consideradas raras pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os temas dos trabalhos foram a Síndrome de Budd Chiari e as repercussões hepáticas da deficiência de alfa-1-antitripsina.
Em um processo seletivo nacional, apenas 10 foram selecionados para publicação, dos quais dois são da Unipar, desenvolvidos pelos acadêmicos Thalyta Custódio (T3 A – 4º ano), Rafael dos Santos Pereira (T3 B – 4º ano), Thaynara Knopik Dechechi (T2 B – 5º ano) e Roney Ricardo Menegheti (T3 B – 4º ano).
“Os trabalhos apresentados pela Unipar expõem doenças clínicas ligadas à gastroenterologia e hepatologia (subáreas ligadas à técnica operatória e também abordadas pela Liga Acadêmica de Hepatologia, Doação e Transplante de Órgãos - a qual coordeno). Pacientes portadores dessas doenças podem evoluir com necessidade de transplante hepático”, explicou a professora responsável, Dra. Mariana Gasperin.
A apresentação dos trabalhos foi remota. Agora, após atualizar os dados dos autores, virá a publicação final dos trabalhos na íntegra.