Conceitos e metodologia utilizada no ambiente hospitalar integraram a proposta e encantaram os alunos
No sábado (06/05), o projeto de ensino Uniparlhaços, do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama promoveu a 1ª oficina de maquiagem para os seus integrantes, acadêmicos do curso. O objetivo foi compartilhar a metodologia utilizada no ambiente hospitalar, potencializando o trabalho do ‘doutor palhaço’ em um espaço cheio de regras que não podem ser quebradas.
Treinos de jogos de improviso, criação de cenas, maquiagem, higiene hospitalar, ética no hospital e musicalização cômica integram o conjunto de ações necessárias aos doutores da alegria.
O projeto vê no palhaço a capacidade de lidar com eventos de difícil expressão ou geradores de tensão, sempre lembrando da vulnerabilidade da condição humana e com o objetivo de levar alegria por onde passar.
Para o aluno Maycon Jorge Brandolim, um dos responsáveis pelo projeto Uniparlhaços, o trabalho do palhaço hospitalar visa transformar um ambiente que naturalmente é repleto de tensão pela situação em que os pacientes se encontram. “O doutor palhaço é responsável por levar uma atmosfera mais lúdica e cheia de risos onde a equipe técnica preza pela perfeição. Com isso, médicos, enfermeiros e todos os funcionários são contagiados pelo humor e inocência do palhaço, deixando o local mais leve”.
Última atualização em 8 de Maio de 2023 às 12:30