Momento abordará questões ligadas ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com o médico psiquiatra Carlos Virgílio
A Liga de Psiquiatria e Saúde Mental do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, realizará na quarta-feira (24), a partir das 20h, na sala de vídeo central (Unipar sede), Aula Aberta com o tema Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
A palestra será conduzida pelo médico psiquiatra Dr. Carlos Virgílio, com o objetivo de trazer uma explanação informativa e abrangente sobre o transtorno.
TOC
O TOC é um transtorno psiquiátrico de ansiedade, que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Ele é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões), que levam a comportamentos compulsivos. O TOC costuma se concentrar em temas como rituais que se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.
Alguns portadores dessa desordem acham que, se não agirem assim, algo terrível pode acontecer-lhes. No entanto, a ocorrência dos pensamentos obsessivos tende a agravar-se à medida que são realizados os rituais e podem transformar-se num obstáculo não só para a rotina diária da pessoa como para a vida da família inteira.
SOBRE O PALESTRANTE
O Dr. Carlos Virgílio é médico formado pela Escola de Medicina Souza Marques (RJ), com pós-graduação em psiquiatria pela IPMED (SP). Também é médico responsável pelo centro de recuperação e dependências químicas ‘Projeto Restauração’.