Palestra trará conscientização para profissionais da saúde e população, em geral
No dia 14 de setembro, a Liga de Saúde Mental, do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, promoverá um evento abordando o autismo. Na oportunidade, a palestra com o tema ‘Autismo: plantando sementinhas de amor e criatividade’ será ministrada pela médica pediatra, Dra. Leslye Sartori Iria, com o objetivo de conscientizar profissionais da área de saúde e a comunidade, em geral, sobre questões ligadas ao espectro e inclusão nos cenários cotidianos.
Segundo o acadêmico Maycon Brandolin, do 3º ano de Medicina, diretor científico da Liga de Saúde Mental, a iniciativa vem de encontro com a pouca informação sobre o autismo, em especial sobre a condição e saúde mental dessas pessoas. “Apesar dos tratamentos baseados em evidências científicas para indivíduos no espectro terem sucesso na melhora do repertório de habilidades sociais e na comunicação, pouco tem se trabalhado para tratar e prevenir que pessoas autistas estejam vulneráveis psicologicamente ou desenvolvam algum transtorno psiquiátrico”, destacou.
Na palestra, a médica pretende abordar o que é o autismo, sintomas, níveis de gravidade e suas causas, diagnóstico, importância e como funcionam as intervenções, como é o tratamento e a inclusão da criança com autismo. O momento é voltado aos profissionais de saúde, professores da área educacional, educação especial, estudantes e comunidade, em geral.
O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, será realizado às 20h, no Centro Cultural Schubert e a entrada é gratuita.
A PALESTRANTE
Dra. Leslye Sartori Iria é médica pediatra, especializada no diagnóstico e tratamento do autismo. Desde a descoberta do autismo da filha Isadora, com um ano e cinco meses, se especializou em Transtorno do Espectro Autista, Método ABA e nos métodos de diagnóstico e intervenção do autismo. Atualmente é pós-graduanda em psiquiatria infantil.