Foi a 5ª edição dessa iniciativa da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP)
A médica intensivista e professora Dra. Fabiana Balbino e aluna Jaine Thais Gabriel (3º ano), do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama conquistaram a 3ª colocação no 5º Concurso Cultural de fotografia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) para o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, lembrado em 9 de outubro.
Segundo informou a docente, neste ano, a proposta veio ao encontro do tema ‘Não deixe ninguém para trás - Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos’ e é alusiva à importância do cuidado de forma individualizada de pacientes graves e suas famílias – trabalho que exige técnica, estudo, dedicação e muita empatia.
Professora e aluna pensaram em uma foto e frase que retratassem o que este tipo de cuidado representa. “Desde que apresentei os cuidados paliativos para a Jaine, percebi que ela se dedica, se interessa cada vez mais e tem empatia não só pela doença, mas especialmente pelo paciente acometido”, contou a professora, acrescentando que foi a própria aluna que soube do concurso e propôs a participação.
Elas produziram a foto com a legenda: ‘Em todas as idades ainda há muito o que se fazer!’, que obteve 2.363 votos. “O objetivo foi mostrar que nos cuidados paliativos visamos atender com qualidade o paciente”, detalhou.
Os vencedores, além de receber um combo de livros, também ilustram o material de divulgação da campanha do Dia Mundial de Cuidados Paliativos de 2021.
A acadêmica expressou seu contentamento com o bom resultado do concurso cultural. “Fiquei lisonjeada em ter ficado entre as três fotos vencedoras. Saber que minha foto iria compor o material de divulgação da Campanha Mundial de Cuidados Paliativos foi gratificante. Espero que cada vez mais as pessoas saibam o que é o cuidado paliativo e a importância dele: paliar, proteger, pois sempre há o que fazer. Aproveito para agradecer a todos que votaram e ajudaram na divulgação da Campanha, em especial à Dra. Fabiana, meus familiares e amigos”, comemorou Jaine.