Iniciativa da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) está em sua 5ª edição
A médica intensivista e professora Dra. Fabiana Balbino e aluna Jaine Thais Gabriel (3º ano), do curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama estão entre as cinco finalistas do 5º Concurso Cultural de fotografia da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) para o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, lembrado em 9 de outubro.
Segundo informou a docente, neste ano, a proposta vem ao encontro do tema ‘Não deixe ninguém para trás - Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos’ e é alusiva à importância do cuidado de forma individualizada de pacientes graves e suas famílias – trabalho que exige técnica, estudo, dedicação e muita empatia.
Professora e aluna pensaram em uma foto e frase que retratassem o que este tipo de cuidado representa. “Desde que apresentei os cuidados paliativos para a Jaine, percebi que ela se dedica, se interessa cada vez mais e tem empatia não só pela doença, mas especialmente pelo paciente acometido”, contou a professora, acrescentando que foi a própria aluna que soube do concurso e propôs a participação.
Elas produziram a foto com a legenda: ‘Em todas as idades ainda há muito o que se fazer!’. “O objetivo foi mostrar que nos cuidados paliativos visamos atender com qualidade o paciente”, detalhou.
VOTAÇÃO
Todos podem ajudar as representantes da Unipar a vencerem o concurso. Para votar, basta acessar o site da ANCP, até o dia 26 de setembro. Os ganhadores serão apresentados em 4 de outubro, no próprio site.