Tendência atual apresenta vantagens e agrada alunos; atividades integram a disciplina de Técnica Cirúrgica
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama compartilhou experiências inovadoras de muito positivas, ligadas à disciplina de Técnica Cirúrgica, ministrada pela professora Dra. Ana Maria Quessada.
Trata-se do emprego de vegetais no ensino de técnica cirúrgica, uma tendência atual que apresenta vantagens significativas, como, por exemplo, a ausência de perigo de zoonoses e de odor desagradável, diferente das peças de animais. Além disso, a textura também é interessante para o ensino, já que por ser frágil, oportuniza o treinamento de habilidades no manuseio delicado de tecidos, condição necessária em procedimentos cirúrgicos.
Ainda é ponto forte o custo baixo e o fácil descarte, já que não configura lixo hospitalar. Para os alunos, trabalhar com vegetais é uma experiência agradável, principalmente por não ser necessário o emprego de animais.
“Estamos bem satisfeitos com os resultados desse modelo de ensino das técnicas, pois nossos acadêmicos elogiam, comentando que é prazeroso, divertido e estimula a criatividade”, relatou a docente.