Medicina veterinária lança projeto para aprimorar formação de profissionais

Publicado em 29 de Julho de 2024 às 15:45

A iniciativa promove a integração entre os alunos de graduação e os pós-graduandos, fomentando a troca de conhecimentos e experiências

O curso de medicina veterinária da Universidade Paranaense - Unipar acaba de lançar o projeto “Ações Continuadas de Ensino em Medicina Veterinária", uma iniciativa que visa aprimorar a formação dos futuros profissionais da área. Através de palestras, conteúdo online e atividades avaliativas integradas, o projeto oferece aos acadêmicos a oportunidade de se aprofundarem nos principais temas abordados em provas e concursos, além de desenvolverem habilidades como interpretação de textos, trabalho em equipe e resolução de problemas.

As palestras oferecidas mensalmente, de forma presencial, ministradas por profissionais da área, abordam temas relevantes como doenças de felinos, manejo da reprodução em bovinos, doenças avícolas, diabetes em cães e gatos, dentre outros. Isso permite aos acadêmicos realizarem networking com os palestrantes, ampliando suas possibilidades de estágio e emprego. Além disso, o projeto oferece resolução comentada de questões de provas e concursos, auxiliando os alunos a desenvolverem o senso crítico e a capacidade de aplicar os conhecimentos teóricos na prática.

A palestra de abertura do projeto foi ministrada pela professora do curso de medicina veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com Ênfase em Produtos Bioativos da Unipar e abordou o tema "Doenças do Trato Urinário Inferior de Felinos".

O projeto também promove a integração entre os alunos de graduação e os pós-graduandos da Unipar, ao fomentar a troca de conhecimentos e experiências. Essa sinergia contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição e prepara os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho.

Com o projeto, a Unipar espera formar profissionais mais completos e preparados para atuar em diversas áreas da medicina veterinária. Além disso, a iniciativa contribui para fortalecer o nome da instituição na comunidade científica e educacional.

Programação do projeto

Estão programadas para o segundo semestre uma “Resolução Comentada de Questões de Inspeção de Produtos de Origem Animal” com a mestranda e médica veterinária Bruna de Fátima Antunes Laginestra. A doutoranda professora Cecília Aparecida Spada ministrará a palestra palestras "Relação entre Manejo do Período de Transição e a Reprodução em Gado de Leite"

Doença viral aguda em aves comerciais será tema de palestra da mestranda Camila de Cuffa Matusaiki. O mestrando Guilherme Silas Fortuna debate o tema "Diabetes mellitus em Cães e Gatos" e a mestranda Maria Damaris Ribeiro Cavalcanti comenta sobre o tema "Infecções Uterinas em Grandes Animais".