Evento encerrou atividades do projeto de extensão ‘Saúde e educação no trânsito’
Relatado por quem está prestes a tirar a carteira de habilitação, o medo de dirigir é algo recorrente, tornando-se responsável pela má performance no teste e até mesmo pela desistência de alunos dos centros de formação de condutores.
Pensando nisso, os estudantes do projeto de extensão ‘Saúde e educação no trânsito’ da Universidade Paranaense tiveram a ideia de encerrar as atividades do ano com uma ação de conscientização sobre o tema, realizada por live.
Com parcerias feitas com os CFC’s (Centros de Formação de Condutores) de Umuarama, o projeto teve como objetivo central orientar alunos sobre o que causa o medo e como lidar com ele durante os testes.
A palestrante convidada, psicóloga Clarice Carneiro, explicou que o medo é um mecanismo de defesa natural que permite nos mantermos em segurança em casos de periculosidade extrema, porém, no trânsito, esse medo exagerado pode prejudicar quem deseja tirar a carteira de habilitação.
“Temos que ter em mente que o medo de dirigir é o que nos mantém atentos no trânsito, prestando atenção nos nossos movimentos e nos externos, porém essa ansiedade tem que ser controlada, pois se for além, pode acabar nos atrapalhando”, pontuou.
A coordenadora do projeto, professora Adelaide Pessini, comemora os bons resultados: “Fico muito contente que conseguimos finalizar esse projeto com uma live tão enriquecedora! As acadêmicas estão de parabéns por terem se dedicado com tanto zelo nessa que foi uma ação de socialização de conhecimentos”.
E agradece: “Obrigada aos centros de condutores Astra, Amizade e Umuarama pela parceria, que mesmo na pandemia e por meio das redes sociais nos ajudaram a realizar essa ação com sucesso”.