Mesa redonda debate inovações em genômica e sustentabilidade no Paraná

Publicado em 21 de Outubro de 2024 às 14:47

Evento com a participação de líderes acadêmicos discute o futuro da agricultura e o papel das instituições de fomento na pesquisa científica

A Fundação Cândido Garcia e a Diretoria de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Paranaense (Unipar), em conjunto com o curso de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, promoveram uma mesa redonda no Campus III da unidade de Umuarama. O evento, intitulado "Inovações em Genômica e Sustentabilidade: Colaboração Acadêmica para o Futuro da Agricultura no Paraná", teve como destaque a participação do Professor Doutor Evaldo Vilela, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atual top manager da Fundação Araucária.

A mesa redonda abordou as perspectivas da ciência no Brasil, com foco nas inovações tecnológicas para a agricultura e na atuação das agências de fomento, como a Fundação Araucária. Também foram discutidos os desafios climáticos enfrentados pelo setor agropecuário e as possibilidades de colaboração entre academia e setor privado.

O evento foi transmitido online e direcionado aos alunos e professores dos cursos de ciências agrárias, além dos programas de pós-graduação. Durante a visita, o professor Vilela conheceu as instalações dos campi de Umuarama e Toledo, onde estão sendo desenvolvidas pesquisas no campo da Agrogenômica.

As discussões também envolveram a importância de fortalecer colaborações nacionais e internacionais, o papel das agências de fomento em garantir a soberania dos dados científicos e as estratégias necessárias para que o Brasil se posicione como líder global em inovação agropecuária sustentável, destacando a interação entre academia e setor privado para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

A professora do curso de medicina veterinária, agronomia e programa de pós graduação, Glacy Jaqueline da Silva, da Universidade Paranaense (Unipar), comenta que a visita do ex-presidente do CNPq à Unipar foi de grande relevância, pois reforçou o papel estratégico da universidade no cenário de pesquisa e inovação agrícola. “A presença do professor Evaldo trouxe visibilidade às iniciativas da Unipar, criando oportunidades para fortalecer colaborações e consolidar o apoio das agências de fomento, como a Fundação Araucária, em projetos que buscam soluções sustentáveis para o setor agropecuário, integrando ciência, tecnologia e sustentabilidade”, ressalta.

Última atualização em 21 de Outubro de 2024 às 14:57