Indicações, mecanismo de ação e contraindicações fizeram parte da pauta; a convidada para expor a novidade foi a tecnóloga Vanessa Zaguini
Uma aula prática sobre microagulhamento chamou a atenção das estudantes de Estética e Cosmética da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama. A iniciativa teve por objetivo mostrar o conceito por trás da técnica e ensinar a realizá-la com perfeição.
Uma palestra ministrada pela proprietária da Innovare Cosméticos de Umuarama, tecnóloga em estética Vanessa Zaguini, abriu o evento. Entre outras abordagens, ela explicou a maneira correta na execução da técnica de microagulhamento usando um aparelho elétrico parecido com uma caneta.
O aparelho, novidade em Umuarama e região, faz microlesões na pele, provocando a regeneração. Mundo afora, está sendo bastante usado por quem aposta em tratamentos clínicos para cuidar da aparência da pele. “Trata-se de um procedimento dermatológico baseado em diversas agulhas bem pequenas que perfuram as camadas da pele para estimular o colágeno”, explicou.
Também conhecido pelo nome indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), o método tem despertado o interesse dos profissionais da área. Durante sua aula no laboratório de Estética da Unipar, Zaguini citou produtos e princípios ativos e os parâmetros utilizados em cada caso, além das contraindicações.
A coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Cláudia Mika, acompanhou a exposição. Ela diz que eventos como esse são frequentes na Unipar: “Nossa preocupação vai além de ensinar; temos também o compromisso de manter nossos alunos atualizados em relação às novidades na área da estética e cosmética”.
Ela diz também que, além de inspirar para uma nova área de atuação, a atividade prática colaborou para levar as alunas a refletir sobre a importância de desenvolver, sempre mais, suas competências e habilidades para a realização de um bom trabalho.