“Psicopipoca” é um projeto do curso de Psicologia, voltado para acadêmicos do curso de todos os períodos
O Psicopipoca, projeto do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, reúne cinema, pipoca e reflexões acerca da ciência psicológica. A primeira edição do evento foi realizada neste mês de março, com a exibição do filme “Batalhão 6888”, no anfiteatro da unidade.
A história, baseada em fatos reais, acontece durante a Segunda Guerra e fala de um batalhão de 855 mulheres negras do exército norte-americano, entre alistadas e oficiais, que assumem uma missão considerada impossível, de organizar e entregar mais de 17 milhões de correspondências paradas em diversos hangares da base militar de Birmingham, cidade na Inglaterra.
De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, Juliana Klein, o projeto abre portas para o debate de temáticas multidisciplinares, inerentes a formação do psicólogo, promovendo uma maior integração entre alunos de todos os períodos. “Não é um espaço de um saber verticalizado, em que o professor fala e o aluno aprende, mas um espaço para desenvolver o raciocínio crítico, reflexivo, onde compartilham suas perspectivas, em um espaço aberto para trazerem questões e correlações que estão fazendo entre a psicologia e o filme”. Estão previstas mais exibições do Psicopipoca durante o ano.