Nova ferramenta dá mais transparência ao orçamento da Unipar

Publicado em 12 de Julho de 2024 às 14:06

Diretores das unidades analisam números e identificam o que fazer para bons resultados

Na Universidade Paranaense - Unipar, orçamento deixou de ser apenas sobre números. Agora, busca-se saber a história por traz deles e a utilizá-lo como instrumento vivo da estratégia de gestão. O gerente de Orçamento e Custos, Amauri Oliveira, celebra o movimento de transparência da controladoria, no sentido de munir os gestores das unidades com dados e tê-los como apoio na avaliação e análise dos números.

A mudança veio a partir da migração da universidade para uma organização conectada ao mercado, com objetivos financeiros claros. A transição evidenciou a necessidade de uma nova abordagem na gestão financeira, o que levou à adoção do software orçamentário da AllStrategy. “Na medida que eu tenho a informação, eu posso levantar as melhorias e agir”, destaca o gerente.

Amauri Oliveira explicou que, antes da implementação da ferramenta, a controladoria da Unipar dependia de planilhas e controles manuais, o que resultava em frequentes erros e conflitos de informações. A implementação do novo software trouxe maior eficiência e precisão, reduziu o tempo necessário para o planejamento estratégico e financeiro. Cada unidade conta com um analista, que acompanha os números, ao lado dos diretores. “Eles conseguem justificar o valor e identificar a que se refere. É muito bom contribuir para a gestão e ao trabalho feito nas unidades no sentido de desenvolver as lideranças. Agora é capacitá-los para ter esse olhar para os números, um olhar voltado a resultados, também”.

O próximo passo, de acordo com o gestor, é trabalhar para divulgar a cultura do orçamento na universidade e entregá-lo melhor exercício.

AllStrategy
A sede da Unipar recebeu a visita da equipe da AllStrategy, fornecedora do software orçamentário Plano em abril. Durante a visita, os representantes da plataforma conheceram de perto a estrutura da universidade e compreenderam como a implementação do instrumento foi realizada em tempo recorde de dois meses e meio. A entrevista realizada na ocasião contou com a participação de Amauri de Amorim Oliveira, Gerente de Orçamento e Custos, Vinicius Souza de Araújo, Gerente de Controladoria, e Lucas de Oliveira Pinheiro, Analista de Orçamento e Custos Sênior.