Taise Signorini, durante sua palestra, alertou sobre modos para evitar o que desencadeia doenças mentais
Com o objetivo de conscientizar seus acadêmicos sobre mudanças de comportamento, o curso de Direito da Universidade Paranaense - Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, promoveu o 14º Fórum Pedagógico. O tema deste ano foi “Saúde mental – perspectivas em tempos de (pós) pandemia”.
A atividade remota contou com palestra da professora Taise Signorini, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unipar. Em sua fala, lembrou que cotidianamente somos permeados por elementos que se relacionam ao nosso bem-estar, e que nos obrigam a nos atentarmos quanto ao que faz referência ao adoecimento mental.
“Assim, conseguir identificar aspectos que nos adoecem faz toda a diferença, principalmente porque podemos criar meios e estratégias de identificá-los e evitá-los... Vivemos um momento completamente diferente na atualidade, o que fez com que precisássemos adotar hábitos diferentes e prestar atenção em nossos comportamentos, em meio a esta situação de vida, é importantíssimo” diz.
Taise Signorini destacou que “a Psicologia é uma ciência do bem-estar comum e essas rodas de conversa [ela não gosta de chamar de palestra], mesmo que virtuais, proporcionam momentos de troca de informação e afetos, tendem a levar os espectadores a refletirem sobre suas próprias vidas e, por causa disso, geram bem-estar”.
O professor Alexandre Magno Augusto Moreira, coordenador do curso de Direito, diz que o evento foi bastante produtivo: “Normalmente debatemos práticas pedagógicas e atividades congêneres, necessárias à construção da política de ensino-aprendizagem do curso, porém, neste ano, resolvemos mudar o foco, colocando na pauta o tema relevantíssimo”.