Evento também comemorou 47 anos do curso e 20 anos da Brinquedoteca
Com palestra focada nas mudanças no ensino provocadas pela era digital e na comemoração dos 47 anos do curso e 20 anos da Brinquedoteca, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, promoveu sua Aula Magna do ano. O evento reuniu professores e acadêmicos de todas as turmas.
O professor doutor em Educação Paulo Tomazinho foi o convidado para falar sobre o futuro das novas gerações no ensino guiado pelo tema ‘Pedagogia: novos olhares para a inovação e Educação 4.0’. “É o momento de experimentar metodologias novas, pois o aluno de hoje não é o mesmo de 10, 20 anos atrás; o mundo se transforma diariamente e precisamos acompanhar”, alertou.
O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou o evento. Em seu discurso, elogiou a equipe que garantiu os 47 anos bem-sucedidos do curso de Pedagogia: “Essa dedicação dos professores, dos que estão à frente desses projetos, que driblam as dificuldades do dia a dia, sem nunca perder a vontade de ensinar, de compartilhar conhecimento, traz a nós a sensação de dever cumprido. É maravilhoso ver tudo isso sendo feito com muito amor!”
A coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, lembrou o objetivo da Aula Magna: encerrar o ano letivo com novos conhecimentos na bagagem. “Assim, com muita alegria e gratidão, fechamos com chave de ouro mais um ano de trabalho, cheios de bons motivos para comemorar as metas alcançadas”, afirmou.
Sobre os 47 anos do curso, disse que “desde que foi implantado, em 1972, o curso de Pedagogia da Unipar vem se renovando, se atualizando, para acompanhar as transformações” e que faz isso pautado “num projeto pedagógico dinâmico, consistente, sempre mirando o futuro”.
Brinquedoteca
No evento também foram comemorados os 20 anos da Brinquedoteca, projeto de extensão do curso de Pedagogia. A equipe da coordenadora, professora Lucyelena Picelli, montou um cenário colorido para o momento dos parabéns. “A Brinquedoteca surgiu com o objetivo de trazer ludicidade para as crianças de Umuarama e região e tem cumprido essa missão. Além desse trabalho incrível com a comunidade, dá oportunidade para acadêmicos fazerem seus estágios e pesquisas; estamos muito felizes!”, diz.