A ideia foi estimular a produção de um instrumento comunicativo e com potencial para ilustrar momentos de contação de história
Para apresentar e discutir novas maneiras de ensino, o curso de Pedagogia da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama, promoveu uma atividade diferente com os alunos, voltada à criação e confecção de material alternativo para trabalhar com crianças.
Usando lata, a turma produziu divertidos elementos para ajudar na contação de histórias. A decoração ganhou motes da literatura infantil e do desenho em quadrinhos. Segundo a professora Lucyelena Picelly, que ministrou a oficina, o resultado foi muito bom.
“Os acadêmicos entenderam a proposta do recurso, que servirá para estimular a ludicidade e imaginação da criança e, ao mesmo tempo, ensiná-la a se comunicar melhor, desenvolvendo a oralidade e a capacidade de elaboração de narrativas, sem inibição”, afirma.
“A partir de um material acessível – a lata – consegue-se um instrumento de ensino poderoso”, acrescenta a professora, lembrando que a técnica também ajuda o meio ambiente, pois transforma material que ia para o lixo em objeto de conteúdo para ensino.
Na produção das latas personalizadas, cada estudante recebeu um tema com potencial para gerar uma história, poesia ou música. Papel, barbante e outros materiais baratos fizeram parte. Todos se empenharam na execução, considerando que cada componente, cada informação utilizada teria que se moldar aos objetivos da proposta.
“O professor tem que ser criativo para lidar com as crianças, que estão a cada dia mais curiosas e ansiosas por novidades; essa lição meus alunos assimilaram muito bem: a aula foi produtiva e divertida”, orgulha-se.