O animal, uma fêmea jovem adulta de 22 kg, teve a cauda amputada e agora pode retornar para a natureza
A onça-parda (Puma concolor) recebeu alta médica na manhã de hoje (9) do Hospital Veterinário da Universidade Paranaense (Unipar), no Campus II, em Umuarama. O animal, uma fêmea jovem adulta de 22 kg, passou por cirurgia na última segunda-feira (2) para amputação da cauda necrosada e desde então estava internada sob cuidados dos médicos veterinários da instituição.
O procedimento foi conduzido pelo professor Salviano Tramontin Bellettini, com apoio de alunos da instituição. "A onça passou por um procedimento de caudectomia, cuidamos da ferida cirúrgica, que agora está completamente cicatrizada. O animal foi entregue ao IAT para que tome as devidas providências quanto à destinação final", afirmou Bellettini. Exames de hemograma também foram realizados para avaliar a saúde do felino.
A onça será solta em Santa Terezinha de Itaipu, em uma fazenda onde poderá ser acompanhada por especialistas durante sua adaptação. A ausência da cauda pode afetar o equilíbrio do animal em escaladas, exigindo monitoramento nesse período inicial.
O animal foi encontrado ferido na segunda (2) da semana passada no alto de uma árvore em uma área de chácaras de Umuarama. O resgate envolveu o Instituto Água e Terra (IAT), o Batalhão da Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV) e veterinários da Unipar. A operação foi realizada de forma segura para garantir o bem-estar do felino.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181. Para casos de animais feridos ou mantidos de forma irregular, cidadãos devem acionar a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná.
Última atualização em 9 de Dezembro de 2024 às 16:38