Alunos continuam frequentando as aulas, ao vivo, mas pelo Google ClassRoom; aceitação têm sido boa
As ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Universidade Paranaense – Unipar permitem que os alunos acompanhem todo o conteúdo das disciplinas sem precisar sair de casa. O isolamento social imposto pelas medidas de prevenção ao coronavírus afasta os estudantes do convívio em sala de aula física, mas não do aprendizado.
Em 2016 a Unipar firmou uma parceria com o Google para servir de teste piloto na utilização do Google for Education, sendo uma das pioneiras no Brasil. Desde então as ferramentas disponibilizadas no Google por esta plataforma têm sido utilizadas para aprimoramento da relação ensino/aprendizagem nos cursos ofertados pela Unipar, tanto na modalidade EaD quanto na presencial.
Todos os professores passaram a utilizar em suas aulas as ferramentas do Google for Education que de imediato passou a mudar a rotina das aulas e a disponibilização de material de apoio (artigos, vídeos, apresentações, questionários, etc). Desde o último dia 17, para atender as determinações das autoridades sanitárias, a Reitoria da Unipar suspendeu as aulas presenciais, mas os professores seguiram o calendário, nos seus devidos horários, dando aula pela internet. Pelo ClassRoom, ao vivo, alunos continuam participando e interagindo, com todo o dinamismo que estas tecnologias modernas dispõem.
Aulas ao vivo
As aulas ao vivo, por transmissão via internet, possibilitam que professores e acadêmicos, de forma protegida, sigam com os conteúdos/disciplinas e, ao mesmo tempo, as atividades pedagógicas e a convivência no ambiente escolar, mesmo sendo a distância, têm beneficiado a comunidade acadêmica neste difícil momento de isolando social.
Conforme o professor Claudemir José de Souza, diretor do câmpus, a Unipar continuará inovando e aperfeiçoado suas práticas educativas “para que, cada vez mais, e, sobretudo nestes tempos, a sociedade possa usufruir dos benefícios outorgados por meio do saber e da ciência, verdadeiros e divinos testamentos das mais nobres riquezas que a humanidade produziu e que agora se fazem herança para todos nós”.
Relata ainda que são estas inovações constantes, em recursos físicos, tecnológicos e humanos que fazem com que a Unipar se destaque no cenário nacional, estando entre as melhores universidades do Brasil com nota máxima, 5, atribuída pelo Ministério da Educação.
Interação pedagógica
O professor Márcio de Macedo frisa que, além da interação pedagógica com os estudantes, este momento tem sido fértil para reforçar o entrosamento entre professores. “Pelo uso das ferramentas do Google for Education socializamos experiências positivas e compartilhamos informação e ajuda”, conta. E acrescenta: “Penso que neste momento nos definimos como uma verdadeira irmandade, colaborando mutuamente para que nossos estudantes sigam com tranquilidade e qualidade a sua formação.”
Segundo ele, a Unipar tem atuado fortemente na formação dos seus profissionais, adotando programas específicos e continuados para qualificação docente, a exemplo do Pró-Magíster (Programa Institucional da Valorização do Magistério Superior). “Somos constantemente incentivados a inovar nas estratégias didáticas e pedagógicas, com o uso de metodologias ativas, aulas em ambientes virtuais e com recursos tecnológicos que permitem maior alcance e melhor resultado”, opina.
Leque de possibilidades
As aulas ocorrem em tempo real, com docentes e discentes dialogando via aplicativos, salas virtuais e canais de mídia que proporcionam gravação e disponibilização de conteúdo, aulas expositivas, interação, encaminhamento de atividades, envio de formulários, links, questionários e avaliações, bem como o registro de frequência e a atribuição de nota. “A Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças no nosso dia a dia, uma delas foi a forma das aulas e a busca do conhecimento acadêmico. Assim, o modo de aulas online, através do Google e do seu aplicativo Classroom, tem demostrado a responsabilidade e dedicação da Unipar e dos professores de modo especial, que fazem o possível para tentar interagir e trazer de formas dinâmicas à continuidade das aulas e cumprindo o calendário.”
Mantendo o ritmo
Para o acadêmico Robson de Oliveira, do 1º ano do curso de Psicologia, hoje a tecnologia está ainda mais a favor da educação: “Em 2009, quando tivemos a paralisação pela H1N1, apenas paramos e esperamos passar... não estávamos acostumados com a possibilidade de aulas on-line e atividades a distância e nem tínhamos muitos recursos para isso. Hoje, com essa ferramenta, podemos dar sequência aos estudos contando baixo prejuízo de aprendizado. Os professores estão se esforçando ao máximo em manter atividades em dia, gravando aulas, aplicando exercícios e tirando dúvidas através dos chats”.
Seu colega, Aldo Marcos Barp, do segundo ano de Psicologia, endossa: “As atividades realizadas pelas ferramentas do Google for Education têm sido satisfatórias, pois como estamos sem aulas presenciais por motivo de força maior, elas ajudam na permanência do foco e constante aprendizado, o que minimiza a situação no retorno das atividades”.