Ações envolveram acadêmicos e comunidade; palestras, doações de lenços, exames de mamografia e papanicolau foram ofertados
Apoiar, conscientizar, amar. Ativa na campanha Outubro Rosa, a Universidade Paranaense – Unipar participou de diversas ações realizadas em Cascavel. Abrindo oficialmente as atividades do mês, a comissão do Cascavel Rosa abrilhantou evento do curso de Estética e Cosmética, erguendo a bandeira de alerta à sociedade sobre a importância da prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Na mesma noite, acadêmicas, professoras e comunidade prestigiaram palestra ministrada pela especialista em cuidados paliativos pelo Hospital Albert Einstein, Vanessa Monteiro, que abordou o tema Estética Paliativa: não podemos curar, mas podemos paliar.
A Universidade também foi às praças divulgar a causa. Um dos locais escolhidos para ação foi a Feira do Produtor de Cascavel. O curso de Enfermagem, além de orientação sobre métodos de prevenção da doença, realizou testes rápidos de saúde, teste de glicemia, aferição de pressão e agendamento de preventivo.
E a campanha não parou. A USF (Unidade de Saúde da Família), do bairro 14 de novembro, também foi contemplada. Pacientes receberam atendimentos e orientações da equipe do curso de Enfermagem e puderam fazer coleta de preventivo e agendar exames. Ainda, quem estava na sala de espera da USF, pôde assistir a palestras.
Na intenção de informar e beneficiar um maior número de mulheres, o curso também participou, em parceria com a Legião Feminina de Combate ao Câncer e o Hospital Uopeccan, de ação realizada no Terminal Urbano Oeste. A iniciativa possibilitou agendar exames preventivos e de mamografia no próprio local.
Solidariamente, a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Unipar encabeçou, com coordenações de cursos, a campanha ‘Doe lenços, receba sorrisos’, e, como sempre, o gesto dos acadêmicos surpreendeu. Agora, mulheres em tratamento na Uopeccan serão presenteadas, para que se sintam mais alegres, lindas e com um colorido especial.
Ainda, dentro da Instituição, palestra foi realizada para as colaboradoras dos departamentos. Saúde da Mulher foi o assunto em pauta, proferido pela enfermeira do Centro de Saúde Escola, Ângela Graeff, com acadêmicos do 5º ano. A equipe contou a história do Outubro Rosa e explicou sobre o câncer de mama e de colo uterino - grupo de risco, faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para fazer o exame de mamografia e o teste de papanicolau.
A ação encerra hoje com um Café Rosa, promovido pelo escritório Cais Coworking. A equipe do Centro de Saúde Escola foi convidada para participar da programação, contribuindo com a realização de preventivos e exame clínico das mamas.