Docente e autora de livros referência nas áreas de atenção psicossocial e saúde, a doutora falou sobre a formação em Psicologia e trabalho em rede
Uma semana voltada a atividades de comemoração ao Dia do Psicólogo, 27. Assim foi a última semana de agosto, na Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel. Para marcar a data, o curso realizou o seu 16º Fórum Pedagógico e Fórum de Egressos.
Convidada especial foi a professora e orientadora de doutorado da UEM (Universidade Estadual de Maringá), Dra. Maria Lúcia Boarini, que discutiu sobre saúde mental e formação em Psicologia, desmontando alguns mitos.
Na palestra, Boarini, grande nome da Psicologia no Brasil, ressaltou três pontos importantes: desnaturalizar a Psicologia como campo de conhecimento, pois não é apenas uma profissão; desmistificar a dicotomia entre indivíduo e sociedade; e o que é trabalhar em rede, o que significa intersetoriedade a luz da história.
“O objetivo é desmistificar que agora vamos trabalhar em rede. Não estamos começando agora, porque saiu uma Portaria (nº 3.088) que vai trabalhar Rede de Atenção Psicossocial, a gente vive em rede há séculos, vive globalizado, nenhum indivíduo se basta, vivemos em interdependência”, afirmou, acrescentando: “Uma andorinha não faz verão, nem um bando de andorinhas. O que faz verão são as andorinhas, os sapos, os mosquitos, etc”.
A doutora contextualizou que a Psicologia começa com a Filosofia (psicologia da alma, da psique) e que a partir das transformações históricas, aderiu a uma visão higienista, pautada no diagnóstico e classificação. Assim, considerou que esse pensamento impacta na psicologia de hoje, em enquadrar as pessoas em transtornos, em certo e errado, bom e ruim. “É necessário uma prática mais reflexiva, que não enquadre os sujeitos, mas que olhe para o sujeito e tudo que o compõe”, integrou.
Em outro momento, para compartilhar suas vivências profissionais, o curso recebeu ex-alunos. Participaram os psicólogos Mirian Caroline Pereira - residente no Programa Saúde da Família, promovido pela Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), Dyeniffer Parizoto - mestranda em Estado, Sociedade e Educação, pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), e Andressa Viega - psicóloga do Sim - Paraná.
Durante a semana, docentes e acadêmicos também prestigiaram programação do CRP (Conselho Regional de Psicologia), com o lançamento da campanha 2019 ‘Psicologia da Gente’ e assistiram à palestra com a psicóloga Semíramis Vedovatto, sobre violência contra a mulher.
A coordenadora do curso, professora Juliana Klein, destaca que a contribuição da Dra. Maria Lúcia Boarini foi um presente ao curso, pois a mesma é presença marcante e atuante no que tange às questões que envolvem as políticas de Saúde Mental. Também enfatiza que a presença dos egressos, apresentando suas vivências profissionais, e a integração dos alunos ao CRP possibilitam a ampliação da consciência reflexiva e profissional dos acadêmicos.