Palestra de Rames Mattar abre a 1ª Jornada de Medicina da Unipar

Publicado em 18 de Novembro de 2019 às 15:00

O conceituado ortopedista e professor da USP veio para falar sobre anatomia e fisiologia; oficinas também fizeram parte da programação

Um dos nomes mais importantes da área de microcirurgia reconstrutiva do Brasil esteve em Umuarama para ministrar palestra aos estudantes de Medicina da Universidade Paranaense. O ortopedista e professor da USP, Rames Mattar, abriu a 1ª Jornada Acadêmica do curso de Medicina da Unipar [em 04/11].

Doutor Mattar, que veio especialmente para este compromisso, abordou o tema ‘Ciência aplicada à anatomia e fisiologia’. Com cerca de 150 participantes, a maioria acadêmicos, o evento incluiu na pauta outras palestras e oficinas sobre assuntos relevantes da Medicina, todas com objetivo de complementar o conhecimento dos estudantes.

Na abertura oficial, que aconteceu na noite do dia 04 no salão de eventos do Câmpus III, a comissão organizadora buscou apresentar suas expectativas com a Jornada e ressaltar a importância de sua realização, incentivando os acadêmicos a buscar mais e mais conhecimentos.

“Um sucesso!” Assim a coordenadora do curso de Medicina da Unipar, professora Maria Elena Diegues, definiu o evento. Ela elogiou o interesse dos alunos nos debates e também na preparação da programação da JAM. “Foi um integração geral entre as turmas, que deram ideias para as oficinas, ajudaram em diversas tarefas do processo sempre com muito ânimo e o resultado foi o que vimos: êxito total”.

O Reitor Carlos Eduardo Garcia prestigiou a abertura. Ao se pronunciar, revelou o quanto está satisfeito com o bem-sucedido início da trajetória do curso de Medicina [o curso está em seu terceiro ano] e elogiou a programação: “Com a presença de excelentes profissionais da área, jornadas de estudos como esta dão a oportunidade aos acadêmicos de confrontarem seus valores, esperanças e necessidades com a realidade do mundo, abrindo os olhos para aquilo que é novo”.

Saudando os participantes, também se pronunciaram na solenidade o diretor da Unidade-Sede da Unipar, professor Luiz Romulo Alberton, e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irineia Baretta.

Em oficinas foram abordados os temas ‘Coleta de exame citopatológico do colo uterino’, ‘Humanização em obstetrícia: novos conceitos, desafios e horizontes’, ‘RCP / Trauma, engasgo’, ‘Auriculoterapia’, Exame pptométrico’, ‘Anestesiologia’, ‘Suturas’, ‘Pequenos procedimentos em atenção primária e tutorial PBL’.

Momento cultural
A Semana Acadêmica do curso de Medicina ganhou também um toque de arte. A apresentação de balé do grupo Dominas, da escola Ballerina, ilustrou a abertura solene. Quatro professoras da Unipar estão entre as bailarinas que o compõem [quase todas com mais de 40 anos]. Em tempo: ‘Dominas’ é palavra latina que significa senhoras.