Palestra marca o início do projeto ‘Ações Continuadas de Ensino em Medicina Veterinária’

Publicado em 23 de Maio de 2023 às 13:25

Complexo Teníase Cisticercose foi o tema abordado pela professora Dra. Luciana Ribeiro; assunto é considerado um dos mais pertinentes na área

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Paranaense – Unipar/Umuarama, deu início ao projeto de ensino Ações Continuadas de Ensino em Medicina Veterinária, com a palestra ‘Complexo Teníase Cisticercose: Implicações na Produção e na Saúde Pública’.

O assunto foi conduzido pela professora Dra. Luciana Vieira Pinto Ribeiro, que abordou a parasitologia com ênfase no ciclo biológico dos parasitas e a prevenção de sua ocorrência. Na sequência, a professora que coordena o projeto, Dra. Patrícia Franco Gonçalves Previato do Amaral, falou sobre os achados da inspeção post mortem durante o processo de abate dos animais e os destinos (tratamento ou condenações) dados à carcaça e suas partes, além dos prejuízos mencionados à produção animal e à saúde pública.

Por fim, ainda foram apresentadas algumas questões de concurso, auxiliando os acadêmicos em sua resolução e, consequentemente, na construção do conhecimento sobre o tema.

“Este tema é um dos mais pertinentes dentro da Medicina Veterinária, já que aparece com frequência em provas de concursos públicos. É uma questão que traz implicações na produção animal, causando a depreciação do valor venal da carne ou nos casos mais severos, prejuízo direto ao pecuarista, pela condenação total da carcaça e suas partes. Além disso, está diretamente ligado à Saúde Pública, uma vez que o consumo da carne crua ou mal passada, contendo o cisto (cisticerco) poderá causar no homem a teníase humana”, explicou Patrícia.

O PROJETO

O objetivo do projeto de ensino Ações Continuadas de Ensino em Medicina Veterinária é acompanhar os acadêmicos, oferecendo palestras, resolução comentada de questões, disponibilizando conteúdo on-line e avaliação integrativa ao longo da graduação, visando à formação continuada, melhoria nos processos de ensino-aprendizagem, fortalecimento da integração, socialização e espírito de trabalho em equipe, preparando-os para os futuros desafios profissionais, mercado de trabalho, concursos, processos seletivos de pós-graduação, provas de residência médica e outras avaliações oportunas.

“Queremos sempre formar profissionais de excelência e cidadãos comprometidos e engajados”, destacou a coordenadora do projeto.