Palestras e Noite Cultural: Curso de Psicologia realiza sua 21ª Jornada

Publicado em 2 de Setembro de 2019 às 15:00

Conferências, debates e minicursos também integraram programação

Atualização de conhecimentos e integração entre as turmas foram os objetivos que guiaram a 21ª Jornada de Psicologia (JOP) da Universidade Paranaense, Unidade de Umuarama. O evento comemorou os 30 anos do curso de Psicologia.

Com palestrantes de alto nível, foram oferecidas conferências, debates, minicursos e Noite Cultural, que reuniram professores e profissionais, além estudantes, para discussão de temas relevantes da área (entre 19 e 23/8).

Entraram na pauta depressão, suicídio, drogas, aborto, autismo e outros assuntos relacionados à saúde mental. Um deles foi ‘Minha paciente fez/quer fazer aborto, e agora?’, palestra ministrada pela professora da Universidade Tuiuti do Paraná, Grazielle Tagliamento.

Em mesa-redonda foi debatido o tema ‘Suicídio: algumas aproximações com a Psicologia’, com a psicóloga e coordenadora regional do projeto ABPMC Comunidade, Simone Martins Oliani, e com o professor em Psicologia do Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), Paulo Vitor Palma. O Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, prestigiou.

Em seguida, a professora especialista em psicologia comportamental e sistêmica e cofundadora do Ceges (Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidades), Sandra Regina Fergutz dos Santos Batista, ministrou a conferência ‘Sexo, drogas e Rock'n roll: O que a Psicologia tem a ver com isso?’.

Nos minicursos foram trabalhados os temas ‘Autismo: Possibilidade de Intervenção pela Psicologia’, com o psicólogo Renato Victorino Delgado; ‘A atuação da Psicologia em contexto jurídico’, com a psicóloga Gabriela de Conto Bett; ‘Saúde mental e formação da personalidade na infância: Pressupostos a partir da Psicologia histórico-cultural’, com a psicóloga Jacsiane Peiniak, e ‘Gestão de carreira profissional’, com a psicóloga Adriana Rodrigues Fernandes Vaz.

A coordenadora do curso, professora Clarisse Catelan, e a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde, professora Irinéia Baretta, abriram os trabalhos destacando a importância da JOP na formação acadêmica dos alunos.

“Nossa Jornada foi um sucesso! Conseguimos alcançar nosso objetivo, abordando temas atuais, ministrados por profissionais conceituados, sendo muito relevante para a formação dos acadêmicos”, reforça a professora Clarisse Catelan.

Ela disse que um dos momentos mais aguardados na JOP foi a Noite Cultural, no Vikings Lounge Bar, que contou com muita representatividade dos dons artísticos dos alunos. “Muitos revelaram talentos incríveis”, exclama. Antes, na abertura da JOP, houve mais um momento dedicado à cultura: o Pitoresco Grupo de Teatro Unipar fez uma série de apresentações de esquetes.