Dois temas permearam as reflexões do evento, promovendo rica troca de ideias e experiências entre alunos e profissionais da área jurídica
Neste mês (05/09), o curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, realizou o Ciclo de Palestras 2022, evento já tradicional da graduação, que tem como objetivo promover o conhecimento e trazer reflexões dentro das carreiras jurídicas, além de oportunizar troca de experiências entre acadêmicos e profissionais da área jurídica.
Entrelaçando os temas ‘Direitos Humanos: uma análise das pessoas que integram os grupos dos vulnerabilizados’ e ‘Aspectos sociais e a ausência de direitos fundamentais das pessoas em situação de rua", os palestrantes, Dr. Eldom Stevem Barbosa dos Santos (juiz de Direito TJ/PR) e Suelen Maiara dos Santos Alécio (advogada), trouxeram grandes considerações e teses. “Eles pontuaram que qualquer restrição à liberdade individual merece reinvindicação, em especial quanto aqueles considerados vulneráveis, os invisíveis em nossa sociedade, sendo esta sua principal característica. Trata-se de um público vitimizado pela falta ou ineficiência de políticas públicas com vários direitos fundamentais violados, gerando uma superposição de situações de vulnerabilidade”, explicou a coordenadora do curso, professora Angélica Giosa.
E acrescentou: “Para tutela destes direitos, importante pensar não em um, mas vários sistemas jurídicos dialogando entre si, em um mecanismo de microssistemas de proteção de direitos.
Importante considerar a análise econômica do Direito, bem como, as áreas do saber nas quais entrelaça-se, em destaque a psicologia, saúde pública, entre outros, para a realização de políticas públicas adequadas. Em destaque, tem-se o Direito enquanto ciência, uma ciência social, do dever ser, para uma resposta jurídica compreensível e palpável àquele que a pretende”.
Última atualização em 20 de Setembro de 2022 às 10:19