Evento promovido numa parceria entre Unipar e Sesc, levou informações acerca do assunto à 3ª idade
O conceito de qualidade de vida está relacionado à autoestima e ao bem-estar pessoal. Com o aumento do envelhecimento populacional, evidencia-se a importância de garantir ao idoso não apenas mais tempo de vida, mas qualidade para vive-la.
Pensando nisso, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Paranavaí, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), promoveu a palestra ‘Qualidade de vida na terceira idade’, voltada ao grupo da 3ª idade do Sesc. A palestra foi ministrada pela coordenadora do curso, que destacou a importância da prática de atividades físicas no combate ao sedentarismo, do relacionamento social, da adequação de hábitos alimentares e da saúde mental.
Durante a ação os idosos participaram com depoimentos e sugestões de práticas que tem garantido uma velhice ativa e com novos aprendizados. Os acadêmicos também realizaram aferição da pressão arterial e deram orientações aos idosos.
“Manter os cuidados com a saúde física e psicológica são essenciais para esse processo natural. Entretanto, é necessário ampliar cada vez mais o foco de atenção aos idosos e desenvolver estratégias de planejamento, com a implementação de ações de promoção de saúde, garantindo melhores condições de vida, de modo a propiciar um envelhecimento saudável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, expôs a coordenadora.