Passagem da Lâmpada: celebração do amor pela Enfermagem

Publicado em 15 de Maio de 2024 às 17:33

Acadêmicos dos quartos e quintos anos levam adiante a chama da ética, do conhecimento e do cuidado

O quinto ano do curso de enfermagem não marca apenas o final dos estudos dos alunos. Simboliza o compromisso de levar adiante a ética, o conhecimento e o cuidado no exercício da profissão. Para ressaltar o período e deixar o legado começado por Florence Nightingale, precursora da área, aos estudantes do quarto ano, foi realizada a cerimônia da Passagem da Lâmpada, em 10 de maio, no Centro Cultural Vera Schubert, em Umuarama (PR).

Mais de 70 acadêmicos, além de familiares, prestigiaram a solenidade. “A expectativa é que os estudantes possam refletir sobre a importância que a chama tem para nós como enfermeiros. Assim como Florence foi conhecida pela cientificidade, pelo trabalho árduo e humanizado, esperamos que nossos alunos também possam levar isso na vida e manter a chama acesa”, explica Katia Biagio, coordenadora do curso de Enfermagem.

Se depender de Olga Brito, a chama continuará mais viva do que nunca. Depois de se aposentar como técnica de enfermagem, esperava emocionada pela luz da lâmpada. Para ela, a cerimônia significa, também, superação. “Depois de avó e viúva, resolvi voltar a estudar. Foi a melhor coisa. A enfermagem fica no sangue da gente”, vibra.

Em 1860, enfermeira Florence Nightingale, ao atuar na Guerra da Criméia, reduziu a mortalidade dos soldados e humanizou o atendimento a eles. Os militares a chamavam de Dama da Lâmpada, pois ela visitava os feridos à noite, com um lampião nas mãos. A história inspira a passagem da lâmpada nos cursos de enfermagem.

Última atualização em 15 de Maio de 2024 às 17:41