Pedagogia: Jornada Acadêmica discute educação inclusiva nas escolas

Publicado em 6 de Junho de 2019 às 16:00

Reunindo estudantes, professores e educadores, a semana foi pautada por debates, palestras e trocas de experiências em torno da temática

O curso de Pedagogia da Universidade Paranaense, Unidade de Guaíra, realizou a tradicional Jornada Acadêmica (de 13 a 17/5). O eixo temático deste ano foi ‘Por Uma Educação Melhor’, reunindo acadêmicos, professores, alunos do curso de Formação de Docentes do Colégio Roosevelt, educadores do ensino municipal, profissionais da área, autoridades e comunidade. O professor da Unipar, professor Hugo Miranda, prestigiou. O Fórum de Egressos integrou as atividades.

A abertura do evento ficou a cargo do Coral Unipar, que cantou a música ‘Um bom professor, um bom começo’. Em seguida, o coordenador do curso, professor José Skolmovski, presidiu um debate sobre a Educação Inclusiva, com a participação de professores e profissionais da Educação.

No dia seguinte foram realizadas oficinas com foco na alfabetização e inclusão, coordenadas pelas professoras Ana Lúcia Albuquerque e Eliza Regina da Silva, da Secretaria de Educação, e Sônia Galera e Rosangela Reis, da escola Mário Luiz. O trabalho foi direcionado com base no uso das rimas no processo de conscientização fonológica da criança, principalmente como técnica facilitadora quando usada com crianças autistas, por exemplo.

Na Jornada também teve a sétima arte. No Cine Teatro 7 Quedas, os acadêmicos assistiram ao filme ‘Uma viagem inesperada - Missão Especial’. O longa metragem é baseado em fatos reais e narra a história de gêmeos autistas na rede regular de ensino. Após o filme, professores e estudantes discutiram a temática e suas relações com o contexto escolar atual.

A semana prosseguiu com o Fórum de Egressos. As convidadas foram as ex-alunas Fabiana Freire, Vânia Amaro e Marleide Belegante, que ministraram palestra sobre a dificuldade que o professor tem em relação a educação de crianças com espectro autista. Ao final da Jornada, foi realizado um jantar de confraternização no Salão de Eventos da Unidade.

Segundo o coordenador do curso da Unipar, o resultado foi gratificante, tendo em vista a variedade de discussões, participações e atividades interativas, que agregaram experiência aos participantes.

“A Semana foi maravilhosa. Tivemos uma significativa participação e integração entre os acadêmicos e demais interessados na temática. Foi uma ótima oportunidade de refletirmos sobre nossa prática em um contexto de educação na perspectiva inclusiva”, avalia.