O objetivo da palestra foi instigar reflexão sobre produção do saber científico na esfera jurídica
‘Experiências para a pós-graduação’. Este foi o assunto discutido na live ‘Pesquisa acadêmica e produção científica’, promovida pelo curso de mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense – Unipar, com a professora Viviane Coelho, que é doutora em Direito do Estado pela PUCSP.
O objetivo do evento, que reuniu a maioria dos acadêmicos do curso, foi provocar reflexões sobre produção de conhecimento científico e sua importância para o progresso da sociedade. O mestrado em Direito da Unipar segue duas linhas de pesquisa.
Uma delas, ‘Jurisdição constitucional e direitos fundamentais’, volta-se para o contexto de atenção à cidadania, inclusão social e proteção das minorias; a outra, ‘Processo e relações negociais’, trata da instrumentalidade como meio de efetivação de tutelas, individuais e coletivas.
De acordo com o coordenador do mestrado, professor Celso Iocohama, o evento foi muito bem recebido pelos participantes: “Todos ouviram com atenção as experiências da palestrante, já que estão ávidos por novos saberes e por direcionamentos oportunos para a produção de seus artigos e dissertações”.
O mestrado em Direito da Unipar, recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão vinculado ao Ministério da Educação, é uma das quatro opções que a Universidade Paranaense oferece em pós-graduação stricto sensu.
As outras são metrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, mestrado e doutorado em Ciência Animal com ênfase em Produtos Bioativos e mestrado profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica.
A live da professora doutora Viviane Coelho está disponível no canal do mestrado da Unipar, no YouTube. Os interessados em assistir podem acessá-la pelo link https://www.youtube.com/watch?v=pRO--WEliik&feature=emb_logo.