Pesquisa de Odontologia fica em 1º lugar no Congresso Científico da Unipar

Publicado em 13 de Dezembro de 2019 às 13:00

Concorrendo com mais de 1.400 trabalhos na área de Ciências da Saúde, estudo focou pacientes em quimioterapia

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, está comemorando os resultados individuais e coletivos alcançados em 2019. O projeto que estudou a saúde bucal de pacientes com câncer, submetidos a tratamento quimioterápico atendidos no Ceonc de Francisco Beltrão, ficou em 1º lugar no 4º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Umuarama, onde concorreu com mais de 1.400 trabalhos na área de Ciências da Saúde.

O projeto foi idealizado em 2017 pelo professor doutor Volmir Pitt Benedetti e pela acadêmica de Odontologia da Unipar Tayze Rafaela Fetter, com colaboração dos professores do curso de Odontologia Fabrício Abel Paganini, Flavia Ruiz Barbosa Paganini, Letícia de Freitas Cuba Guerra, Heloisa Werlang e a professora Carolina Panis, do curso de Medicina da Unioeste de Francisco Beltrão.

No decorrer dos anos de 2018 e 2019, os acadêmicos do Programa de Iniciação Científica da Unipar (PIC/Pibic) fizeram a coleta de dados e acompanhamento dos pacientes submetidos a tratamento quimioterápico antineoplásico no Ceonc.

Segundo o professor Fabrício Abel Paganini, coordenador do curso de Odontologia, para os acadêmicos da Unipar o projeto proporcionou um contato mais próximo com a Odontologia Hospitalar e da Oncologia, gerando experiências pessoais e profissionais de grande valia, contribuindo para a formação diferenciada.

No decorrer dos anos de pesquisa, o professor Volmir, coordenador do projeto, informa que o projeto já recebeu três menções honrosas em diferentes eventos científicos regionais e nacionais.

Aluna Tayze se destaca no Enade

Além do bom desempenho em pesquisa científica, a aluna Tayze Rafaela Fetter também conquistou excelente resultado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2019). De acordo com o professor Fabrício, nas 35 questões objetivas, a acadêmica de Odontologia conseguiu 31 acertos (conforme correção com gabarito oficial), e poderá concorrer ao destaque das melhores notas do País.

“Uma prova extensa, que exigiu muito raciocínio e conhecimento e que mostra que a Unipar prepara realmente seus acadêmicos para o destaque, buscando o que as Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam e o que a profissão exige e necessita para que seja exercida da melhor forma possível. Outros resultados fantásticos desta turma levam a crer que o curso de Odontologia continuará figurando entre os melhores do País, de acordo com a brilhante participação de todos no Enade 2019”, orgulha-se Paganini.