Realizado nas cidades de Guaíra e Francisco Beltrão, objetivo principal do estudo é identificar quais setores foram impactados, quais as medidas adotadas pelas autoridades municipal, estadual e federal e os seus benefícios
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, cidades do mundo inteiro adotaram as medidas sanitárias recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), com intuito de evitar a propagação do vírus que causa a doença covid-19. Por conta disso, tais medidas paralisaram as atividades econômicas dos países, com impactos na produção industrial, comércio, emprego e renda.
Diante da dificuldade de encontrar dados concretos sobre os efeitos da pandemia na economia das cidades de Guaíra e Francisco Beltrão, professores da Unipar dos dois municípios se uniram com a finalidade principal de identificar quais os setores impactados, quais as medidas adotadas pelas autoridades municipal, estadual e federal e os benefícios resultantes destas medidas.
Compõem o grupo de pesquisa os professores de Guaíra: Hugo Mendes (diretor da Unidade) e Érick Antonio Sígolo (coordenador do curso de Administração); e de Francisco Beltrão: Lucas de Oliveira (matemático e professor da graduação e pós-graduação), Idair José Marcello (coordenador do curso de Ciências Contábeis) e Sérgio Bueno (professor de metodologia da pesquisa em diversos cursos).
Nesta primeira fase da pesquisa, o grupo está elaborando o questionário e desenvolvendo a ferramenta de aplicação. Após esta etapa, os professores pretendem realizar testes de forma a identificar falhas no questionário antes do início da pesquisa dos trabalhos.
Como as atividades de campo estão restringidas em virtude das medidas de isolamento social, os questionários terão sua aplicação de forma remota, ou seja, serão disponibilizados para as associações comerciais e escritórios de contabilidade, que repassarão para seus associados e clientes, respectivamente.
Segundo o professor Lucas de Oliveira, “o questionário é bem simples e fácil de responder, não tendo mais que três questões, porém a forma como foi elaborada as perguntas é possível extrair vários pontos em uma única pergunta”.
“O resultado da pesquisa permitirá ao poder público dos municípios verificar pontos de enfrentamento da crise da covid-19 e, principalmente, otimizar os recursos financeiros nos setores mais impactados”, ressalta o professor Hugo Mendes.
O colega Idair José acrescenta: “Com esse estudo será possível verificar os impactos econômicos neste período de pandemia, como por exemplo, a queda ou crescimento de faturamento, mudança de modelo de negócio, abertura ou fechamento de empresas, redução de consumo e mudança de hábitos de consumo”.
Na avaliação do professor Sérgio Bueno, “as ‘dores’ dos empresários afetados pelas medidas de isolamento são imprescindíveis neste momento, por isso, com essa amostra podemos contribuir de alguma forma na adoção de políticas públicas locais”. “Com esta iniciativa, nosso objetivo é gerar insumos e dados para políticas públicas adequadas a cada setor produtivo”, completa o professor Érick Sígolo.