Evento contou com palestras e atividades realizadas em grupos, com integração de instituições universitárias locais
O 2º Seminário Integrador de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo do Arenito Caiuá reuniu personalidades do mundo acadêmico e empresarial para discutir projetos potenciais para o desenvolvimento tecnológico e inovador de Umuarama.
O evento foi realizado no auditório do Câmpus 3 da Universidade Paranaense. Após a abertura, foram apresentados painéis elaborados em grupos de trabalho da Unipar, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), parceiros na realização do Seminário.
Sob a coordenação da professora Evellyn Wietzikoski, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, os pesquisadores abordaram temas como biotecnologia com plantas medicinais, pesquisa aplicada, inovação para a sustentabilidade e Cultura Maker e parques tecnológicos.
Os palestrantes convidados foram os professores doutores Nelson Barros Colauto, Ana Maria Quessada, Liberato Brum Junior, Antonio Campanha Martinez, Claudia Regina Dias Arieira, Gutemberg Ribeiro, Otávio Akira Sakai e o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação de Umuarama, Daniel Couto de Brito.
Ao final foi elaborado um relatório para a Prefeitura de Umuarama, com o diagnóstico das necessidades da região. “É um evento de extrema importância, envolvendo os setores privados, estaduais e federais, além de organizações da sociedade civil. Juntos podemos refletir sobre questões e projetos de inovação e tecnologia que são desenvolvidos para o crescimento de Umuarama”, afirma a diretora da Unipar.
E acrescenta: “Na primeira edição, o prefeito conseguiu organizar o documento entregue por nós, mobilizando verbas e estruturação na tentativa de implantar em nosso município um instituto tecnológico de pesquisa e incubadoras. Já nesta segunda edição, nosso papel foi discutir propostas para efetivar esses dois projetos em nossa cidade”.