Nos últimos quatro anos, os estudantes da graduação e pós-graduação publicaram 16 artigos em periódicos científicos
O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, anualmente tem pesquisas reconhecidas em publicações nacionais e internacionais. A graduação já fez publicações de artigos em periódicos científicos e apresentações de resumos em eventos da área.
Há, por exemplo, publicações de artigos científicos dos acadêmicos na revista Onis Ciência, de Portugal. Nos últimos quatro anos, os estudantes da graduação e pós-graduação publicaram 16 artigos internacionais, isto sem incluir as publicações do Congresso Internacional que acontece anualmente na Unidade-Sede da Unipar, em Umuarama, onde os alunos participam com apresentação dos resultados das suas pesquisas.
Segundo o professor Alexandre Magno, coordenador do curso de Direito, por meio dos estudos científicos, os alunos, além de cumprirem suas etapas, como pré-requisito à aprovação nos projetos e na disciplina, na maioria das vezes produzem e publicam seus trabalhos na companhia de seus orientadores.
“A ideia é utilizarmos os trabalhos de curso dos nossos alunos com produtividade científica para as publicações, a fim de que eles possam incrementar seus currículos para o concorrente mercado de trabalho”, afirma o coordenador, ressaltando que a produção de trabalho científico contribui para o sucesso do futuro profissional em concursos públicos ou até mesmo para o ingresso em um programa de mestrado ou doutorado.
Grande incentivador da pesquisa, o professor doutor da Unipar, Bruno Smolarek, salienta que é gratificante ver o resultado das pesquisas dos acadêmicos sendo reconhecido por instituições internacionais. “A revista Onis Ciência é um periódico internacional cujo escopo é a publicação de trabalhos das mais variadas áreas das ciências sociais, reconhecendo a importância dos projetos científicos produzidos pelos nossos alunos com muito esforço e dedicação”.
Stephany Salim, aluna da Unipar e autora de artigo publicado na referida revista internacional, relata que com a pesquisa foi capaz de entender melhor como funciona este riquíssimo campo do conhecimento. Diz ainda que “a Unipar me ajudou em muito no meu desenvolvimento como acadêmica, como pesquisadora e ser humano, diante do conhecimento aprofundado adquirido em determinadas áreas”.